Publicidade
Construir prédios comerciais e residenciais que se transformem em cartões-postais em Vitória da Conquista (BA) é o principal objetivo da Andrade Borré Construtora, que há três décadas colabora para impulsionar a economia do município de 350 mil habitantes no sudoeste baiano.
Ao lado de monumentos como o Cristo de Mário Cravo e a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, os empreendimentos luxuosos da companhia moldam a silhueta da cidade com fachadas desenhadas para impactar e projetos que focam em inovação e pioneirismo, todos de alto padrão.
“Estamos construindo o primeiro prédio com planta de vão livre da cidade, o Miami Garden, e usamos os materiais mais sustentáveis do mercado em plantas que podem ser adaptadas livremente pelos compradores. Nossa ideia é construir espaços diferenciados para atingir o público de alto luxo e deixar nossa marca na cidade”, diz Verena Andrade, sócia-administradora da construtora.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Andrade Borré possui três grandes empreendimentos em andamento. Entre eles está o Pedro Hugo Life & Business, projeto inspirado em grandes cidades modernas e cosmopolitas, desenhado pelos profissionais do escritório de arquitetura Marídia Moreira.
Com espaços de convivência, áreas verdes e soluções eco-friendly, o centro comercial deve movimentar o empreendedorismo na cidade. “Cerca de 80% das unidades foram reservadas em apenas dois dias”, diz Leandro Borré, sócio da construtora.
Também estão na lista de entregas outros dois empreendimentos. O primeiro é o residencial Domus, com casas de três a cinco suítes, espaços de beach pool e uma infraestrutura toda subterrânea, sem postes, para dar toque de sofisticação.
Continua depois da publicidade
O Miami Garden, prédio com apartamentos de conceito aberto de até 334,5 m² e quatro opções de plantas, visa mostrar a versatilidade da construtora. “Cada um desses empreendimentos levou anos para ser desenhado e acompanhamos de perto a execução para que os detalhes sejam o diferencial das obras. O intuito é que a beleza e a funcionalidade caminhem juntas”, diz Verena.
Com os empreendimentos praticamente totalmente comercializados, os sócios já preparam novos lançamentos. “Em breve teremos uma novidade em Porto Seguro”, diz Leandro.
Toda estratégia de crescimento da construtora leva em conta os locais dos terrenos disponíveis. “Meu pai sempre me ensinou que há três pontos fundamentais para um empreendimento dar certo: localização, localização e localização”, diz Verena. “Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades de crescimento em lugares que consideramos bons”, completa.
Continua depois da publicidade
Legado e confiança para alavancar negócio
A companhia carrega o legado de Paulo Andrade, pai de Verena, que criou o negócio e construiu uma reputação na região com a então PA Construções, responsável por obras como a fábrica de calçados Azaleia, em Itapetinga (BA), e de mais de 30 empreendimentos, que ultrapassam 400.000 m² construídos, entre residenciais e comerciais de alto padrão, marcando a paisagem de Vitória da Conquista. “Essa história de meu pai nos ajuda até hoje a conseguir bons negócios. A memória dele e a confiança que seu nome inspira são fundamentais”, diz Verena.
Com experiência em áreas como o agronegócio e a indústria, Leandro Borré, que veio de uma família empreendedora do Sul do país, agregou ao negócio. A união dos dois empresários deu origem à nova era da construtora, com a criação da Andrade Borré em 2021.
“É um encontro muito proveitoso e cada um colabora com suas habilidades. Dividimos tudo, mas Leandro cuida mais da parte da inovação e da área financeira e eu fico mais presente nas construções. A chegada dele deu impulso e profissionalismo aos negócios”, afirma a empresária.
Continua depois da publicidade
Gestão de caixa para manter crescimento
Um dos pilares para se manter em constante expansão e atender aos padrões exigentes dos clientes do mercado de luxo é a disponibilidade de caixa. Por isso, a construtora se apoia nas soluções da XP para fazer a gestão financeira da companhia.
“Hoje temos a parceria das contas dos empreendimentos, onde é feito o investimento referente ao excedente de caixa. A ideia é buscar maximizar o retorno para aportarmos em novos empreendimentos”, diz Leandro.
Mais do que atuar como agentes financeiros, os assessores da XP Camila Flores e João Paulo Medeiros, que atendem os empresários, mantêm uma relação de proximidade que consegue antever as necessidades da companhia. “O contato é praticamente diário e já estamos estudando estreitar ainda mais o relacionamento com a entrada na frente de câmbio”, finaliza.
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores