Conteúdo oferecido por

Autocuidado e finanças em dia: a empresária de autopeças que quadruplicou seu negócio

Waleska Gouvea de Menezes comanda a parte financeira da Megatruck Atacado Automotivo, revenda com três unidades no Espírito Santo

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Waleska Gouvea de Menezes, empresária do setor automotivo
Waleska Gouvea de Menezes, empresária do setor automotivo

Publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Ibope aponta que 84% dos brasileiros entrevistados buscam ter uma rotina de autocuidado, mas apenas um terço deles consegue pôr em prática esses hábitos regularmente. Para Waleska Gouvea de Menezes, empresária do setor automotivo que viu o faturamento de seu negócio quadruplicar nos últimos cinco anos, autocuidado é uma questão inegociável. O segredo dela: madrugar diariamente. “Eu durmo cinco horas por noite para dar conta de tudo, mas acredito que ninguém consegue cuidar de um negócio de sucesso se não cuidar de si”, diz.

Ela comanda a parte financeira e administrativa da Megatruck Atacado Automotivo, revenda de autopeças com unidades no Espírito Santo, ao lado do marido, que cuida da área comercial. Também é mãe de Kadu, um menino de cinco anos. “São muitas tarefas, mas não deixo de fazer minhas aulas de canoa havaiana, pilates, beach tenis, musculação, crossfit, corrida de rua e tiro esportivo. Todas essas atividades requerem esforço, mas me ajudam a ficar centrada no dia a dia”, afirma a empresária, que acorda às 4h da manhã diariamente.

Waleska é responsável pela transformação completa da companhia, que atualmente conta com três unidades e emprega aproximadamente 50 funcionários. Tudo começou com uma experiência no setor público. Com duas graduações, Sistema da Informação e Direito pela FDV, ela foi servidora na Prefeitura de Vitória por seis anos e atuou na parte de concessões de quiosques na orla da praia.

Continua depois da publicidade

Quando conheceu o marido, ele já tinha o negócio de autopeças, em Venda Nova do Imigrante e Cariacica. Com sua experiência em normas e organização, ela passou a ajudar a estruturar a parte física da empresa. “Quando comecei a coordenar as obras para a construção de um galpão, passei a me inteirar da parte financeira e administrativa e notei que havia muitas oportunidades de melhorias”, diz.

Foi então que Waleska decidiu deixar o cargo na prefeitura para mergulhar no negócio, que passou a ser da família. “Precisei provar que eu era capaz. Havia muita desconfiança, era um local predominantemente masculino, mas aos poucos consegui ajustar as finanças e a gente se complementa. Ele, mais empreendedor, com perfil comercial. Eu, organizada, com mais visão de tecnologia e gestão de pessoas”, diz.

Leia também: Com 74% de liderança feminina, Laboratório Sabin chega a 356 unidades no Brasil

Continua depois da publicidade

A mistura parece ter dado certo. Nos últimos cinco anos, a companhia quadruplicou seu faturamento com estratégias como diversificação de canais de vendas e criação de estoque. “Na pandemia, muitas compras foram adiadas e a venda de peças cresceu muito. Nós estávamos preparados e alavancados para esse cenário e tivemos ótimos resultados”, conta a empresária.

Essa visão de finanças de Waleska, que ajuda a empresa crescer, ganha impulso com uma amizade de longa data. Sua assessora financeira atual, Elaine Vieira, a acompanha há mais de uma década, desde o banco anterior. Atualmente, a assessora da XP apoia a cliente em suas tomadas de decisões financeiras.

“Ela me orienta tanto na gestão dos investimentos pessoais quanto na gestão do caixa da empresa. Essa proximidade e acompanhamento me deixam muito tranquila por saber que posso focar no meu negócio principal e ter a segurança que o dinheiro está bem cuidado”, diz.

Continua depois da publicidade

Planos de expansão

Com unidades em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante, a Megatruck atende os clientes locais e distribui peças para veículos pesados em vários estados do país, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe. “Agora estamos em fase de alavancagem para outros meios de vendas, como e- commerce e B2B. Sei que tenho muito trabalho pela frente, mas sem deixar de me cuidar neste caminho”, finaliza.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.