Publicidade
Entre as vagas com maior carência de talentos em plataformas de recrutamento, como o Indeed, mais da metade estão ligadas à área de TI, desafio que deve afetar nove em cada dez organizações até 2026, segundo a consultoria IDC.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, cientistas de análise de dados e especialistas em big data e em IA são as carreiras com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Para se ter uma ideia, em 2023, a profissão de cientista de dados foi a mais procurada e a busca subiu quase 4000% no site de vagas Indeed.
Segundo um relatório da Coursera com mais de mil líderes de educação superior em 850 instituições em 89 países, os avanços em digitalização, dados e inteligência artificial devem criar até 97 milhões de novos empregos no mundo nos próximos anos. A estimativa pode parecer alta, mas revela a importância da área para a evolução do mercado de trabalho.
Continua depois da publicidade
Por isso, a carreira de cientista de dados tem atraído profissionais por conta dos salários promissores e a chance de fazer parte da evolução da tecnologia. Para especialistas, é fundamental ver a IA como um agente transformador e não como um concorrente. O consenso é de que aqueles que se prepararem para lidar e atuar com inteligência artificial, lado a lado, vão se destacar no mercado como profissionais nessa nova revolução industrial.
O que faz um cientista de dados?
Mas afinal, o que faz um especialista em Ciência de Dados? Ele lida com a transformação de dados brutos em informações de valor, e é o profissional que tem o poder de fornecer insights para decisões, desenvolvimento de produtos, projetos e ações cruciais para ajuste de curso, quando necessário.
Continua depois da publicidade
Justamente por isso é importante aliar ciência de dados com a IA para pensar em algoritmos e modelos que permitem que os sistemas aprendam de forma mais automatizada a partir dos dados oferecidos. Com a IA, é possível realizar análises em tempo real, personalizar experiências do usuário e otimizar decisões estratégicas.
Nos últimos anos, o crescimento da IA na área de dados tem sido exponencial. Com a evolução tecnológica e o aumento na disponibilidade de dados, as empresas estão investindo em soluções baseadas em IA, ampliando as oportunidades para profissionais que combinam habilidades em estatística, programação e inteligência artificial. Assim, a combinação dessas competências se torna um diferencial indispensável no mercado de trabalho, moldando o futuro da ciência de dados.
Pós-graduação com dupla certificação
Continua depois da publicidade
De olho nesse aumento da demanda e na necessidade de capacitação aprofundada de profissionais, a Faculdade de XP lança a pós-graduação em Data Science com IA. Ao concluir o curso, o aluno garante uma dupla certificação em um prazo de apenas doze meses.
A ação inédita da instituição de unir dois diplomas reforça a ideia central de que o aluno aprenda com quem faz a IA acontecer todos os dias e conquiste habilidades para assumir a linha de frente dessa revolução.
“Estamos vivendo um ponto de inflexão e tudo está mudando muito rápido. Usar a tecnologia da IA e buscar funcionalidades que permitam melhorar a vida das pessoas, atuando diretamente no mercado de ciência de dados para gerar soluções, é uma oportunidade”, diz Ronaldo Barbosa, coordenador da pós em Data Science com Inteligência Artificial da Faculdade XP.
Continua depois da publicidade
Desenvolvido em modalidade híbrida, com aulas online ao vivo e aulas gravadas, o curso visa aprofundar os conhecimentos para os profissionais graduados em áreas relacionadas ou para quem deseja iniciar uma nova carreira. O foco é oferecer uma grade com ensino flexível, dinâmico, inteligente e pensado para a era das tecnologias disruptivas.
A Faculdade XP é uma das instituições de ensino mais inovadoras e investe na IA com o objetivo de oferecer o modelo educacional mais avançado para seus alunos a fim de auxiliar na carreira e no reconhecimento dos mesmos. Os detalhes da grade de ensino e investimento do curso estão disponíveis no site da instituição. Clique aqui para saber mais sobre a pós.