Matrix Energia capta R$ 100 mi em debêntures verdes para oferecer energia eficiente

Aporte será usado para financiar o sistema de armazenamento de energia BESS, que reforça acordo assinado recentemente com a Huawei Digital Power para triplicar fornecimento de solução que reduz a conta de energia dos clientes

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A Matrix Energia, plataforma integrada de soluções energéticas, que oferece um amplo conjunto de soluções de energia para clientes de alta, média e baixa tensão, acaba de dar dois passos importantes para acelerar a oferta de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias, conhecidos pela sigla em inglês BESS (Battery Energy Storage System).

Em agosto, durante a Intersolar – a maior feira do setor de energia solar da América Latina – a companhia celebrou um novo acordo com a Huawei Digital Power, fornecedora dos equipamentos utilizados no BESS, triplicando a capacidade contratada de 250 MW para 750 MW até 2027. No início de setembro, por meio de sua subsidiária Get Comercializadora, a empresa realizou sua segunda emissão de debêntures verdes, no valor de R$ 100 milhões, para investimentos nessa linha de negócios. A emissão teve como coordenador líder a Caixa Econômica Federal.

É a primeira vez que a instituição financeira participa de um processo de emissão de debêntures para uma empresa privada. Para Marco Buzzo, head do Banco de Investimento da CAIXA, a emissão reforça o compromisso da CAIXA com a agenda sustentável, financiando projetos que fomentem uma matriz energética limpa e eficiente, sendo que o Mercado de Capitais, convergindo interesses de emissores, investidores e da sociedade como um todo, pode contribuir cada vez mais e de forma relevante para a transição energética no Brasil.

Continua depois da publicidade

O sistema BESS é uma solução tecnológica que permite armazenar energia em horários de baixa demanda para sua utilização durante períodos de pico ou quando os preços da energia estão elevados. Essa funcionalidade, conhecida como time shifting, beneficia os consumidores ao possibilitar uma gestão mais eficiente dos custos energéticos.

Além disso, ela permite armazenar energia gerada por fontes renováveis intermitentes, como a solar e a eólica, e contribui para a estabilidade da rede elétrica ao equilibrar melhor a oferta e a demanda de energia ao longo do dia, reduzindo a sobrecarga nas infraestruturas de transmissão.

Fundada em 2014, inicialmente como comercializadora e nos últimos anos também com ativos de geração de energia eólica e fotovoltaica, a Matrix Energia se tornou uma das principais empresas do setor no país. Controlada pela DXT International S.A., parte do Grupo Duferco, e pela Prisma Capital, a companhia é hoje a segunda maior comercializadora de energia em volume consumido, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Em 2023, conquistou o rating ‘brA’ atribuído pela S&P Global, um reconhecimento de sua confiabilidade e solidez financeira.

Continua depois da publicidade

Áreas de atuação

A empresa atua no Mercado Livre de Energia, que atende clientes de alta e média tensão; na Geração Distribuída, focada em fornecer energia renovável para clientes de baixa tensão; e em 2023 passou a oferecer soluções para armazenamento e eficiência energética no modelo EaaS (Energy as a Service), tornando-se uma plataforma one-stop-shop de energia. O sistema BESS integra essa nova unidade de negócio.

Ao iniciar a oferta do serviço, no começo do ano, a empresa havia firmado acordo com a Huawei prevendo a instalação de 224 MWh em baterias até 2025. Segundo Federico Marsano, CFO da Matrix, o sucesso do BESS no Brasil levou as duas empresas a ampliarem a parceria.

Continua depois da publicidade

“Devido a desenvolvimentos recentes, uma grande demanda por baterias por parte de nossos clientes e potenciais clientes, além de outras oportunidades que essa solução está trazendo, assinamos um Memorando de Entendimento com a Huawei para triplicar essa capacidade, atingindo cerca de 750 MWh até o final de 2027”, ele diz.

A emissão de debêntures verdes visa financiar essa expansão, juntamente com investimento de capital próprio. Os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da Matrix Energia foram classificados como instalações de grande escala, de acordo com os Princípios de Emissão Verde da Associação Internacional do Mercado de Capitais (ICMA).

A empresa recebeu uma segunda opinião independente da AttestESG, pertencente à EXAME LTDA., que confirmou o alinhamento de suas operações com o Guia para Ofertas de Títulos Sustentáveis da ANBIMA. O parecer destaca, em especial, o uso dos recursos da Matrix Energia para investimentos no BESS.

Continua depois da publicidade

Vantajoso para vários setores

Segundo o CFO da Matrix, o perfil de clientes para soluções BESS é bastante amplo, abrangendo desde grandes consumidores de alta tensão até pequenos clientes. “Nosso foco inicial está em atender aqueles que já estão no mercado livre de energia ou que desejam migrar, especialmente dos grupos A4, A3 e A2”, afirma Marsano. “Estamos aproveitando a abertura do mercado livre e nosso portfólio diversificado de clientes nesse segmento.”

Pelas vantagens que proporciona, observa o executivo, o BESS atrai clientes dos mais diversos segmentos, incluindo data centers, shoppings, hospitais, utilities, indústrias de alimentos e bebidas, mineração, têxteis, automotivo, metalurgia, saneamento e telecomunicações, entre outros.

Continua depois da publicidade

A Matrix Energia possui uma carteira de mais de 1.700 unidades consumidoras no mercado livre de energia, com mais de 40% clientes na modalidade varejista, e mais de 25 mil consumidores de baixa tensão, que se beneficiam de sua plataforma de geração distribuída.

Além de seus benefícios operacionais, o sistema BESS está alinhado com metas globais de sustentabilidade, como o Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

Ao modernizar a infraestrutura energética e responder a desafios como quedas de energia e oscilações na rede, muitas vezes agravados por eventos climáticos extremos, o BESS contribui para um sistema elétrico mais eficiente e resiliente, beneficiando tanto os consumidores quanto o meio ambiente.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.