Os ETfs (Exchange Traded Funds) são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa, por exemplo.
Apesar de existirem desde 2008 no Brasil, o crescimento pelo interesse dos investidores por ETFS é recente. De dezembro de 2018 para o mesmo período de 2019, mais que dobrou o número de investidores desses fundos na Bolsa brasileira.
Mas por que isso aconteceu?
De acordo com Carlos Takahashi, diretor-geral da BlackRock Brasil, três fatores contribuíram para o ano passado ter sido o melhor para os ETFs no país.
“Taxas de juros mais baixas, diversificação e novos canais de distribuição trouxeram o ETF para um novo patamar”, explica.
Takahashi ainda destaca as vantagens do produto. “´Primeiro que é transparente, porque é transacionado em ambiente de Bolsa. Segundo é que tem liquidez, uma liquidez como se fosse uma ação. Além disso, é acessível, os tickets são baixos”, complementa. (Conheça aqui cinco razões para você ter ETFs em seu portfólio)
E em 2020?
Para 2020, Takahashi está otimista. Ainda que histórico não garanta o desempenho futuro, o diretor-geral da BlackRock acredita que esse o cenário econômico desse ano continuará interessante para os fundos de índices.
“2019 foi um ano muito bom para a Bolsa e, por isso, os ETFs tiveram um retorno muito bom. BOVA11 teve retorno acima de 30% e o SMAL11, um retorno próximo de 60%. São retornos muito bons”, comenta.
Quer saber mais sobre ETFs?
Confira a entrevista do Carlos Takahashi, diretor-geral da BlackRock Brasil, no evento Onde Investir 2020.
Quer ter ETFs na sua carteira?
Para diversificar sua carteira com ETFs e ainda contar com a melhor Assessoria de Investimentos do Brasil, deixe seus dados abaixo que a Monte Bravo entrará em contato em breve.