Aplicativo para controle da qualidade de alimentos reduz desperdício e gera economia para produtores, fornecedores e varejistas

Sistema criado pela catarinense Paripassu, que desenvolve soluções para rastreabilidade de alimentos, padroniza e faz automação do processo de inspeção e controle, aumentando em 25% a qualidade dos produtos entregues. Inovação já é utilizada pelo varejo brasileiro.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Os principais motivos que levam à perda de frutas, verduras e legumes (FLV) estão concentrados nos níveis inadequados de manuseio, transporte e comercialização dos alimentos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil, já na colheita o desperdício é de 10%. Durante o manuseio e transporte essa perda pode chegar a 50%, enquanto a comercialização e o abastecimento são responsáveis por 30% do prejuízo. No varejo e nos domicílios 10% dos alimentos vai para o lixo.

Diminuir a taxa de desperdício e ajudar a desenvolver uma ação integrada entre todos os agentes envolvidos – desde a produção no campo, embalagem, transporte, até o varejo – é um dos motivos que levou a Paripassu a criar o aplicativo CLICQ, que faz o controle de qualidade de FLV na produção e distribuição e aumenta em até 25% a qualidade dos produtos entregues.

Desenvolvido para atuar no controle de qualidade tanto na produção rural em campo, como para fornecedores e varejistas, o sistema inclusive já está sendo utilizado pelo setor, como a rede varejista Hippo Supermercados, de Florianópolis (SC). O CLICQ pode ser acessado por meio do aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ou de um computador e não precisa estar conectado à internet para funcionar. “O sistema facilita o processo de inspeção e controle da qualidade de cada produto, conforme suas especificidades. Com ele é possível criar questionários customizados, de acordo com os parâmetros técnicos selecionados pelo próprio cliente. Desta forma dá mais agilidade, segurança e melhora o desempenho do nível de serviço ao consumidor”, explica Giampaolo Buso, diretor comercial Paripassu.

Continua depois da publicidade

Outro benefício é que ele oferece modelos de fichas técnicas dos alimentos, com base em dados fornecidos pela CEAGESP e Embrapa. Na emissão de relatório, com interfaces amigáveis, a ferramenta ajuda o gestor a ter uma panorama geral da produção ou da loja, por exemplo, fornecendo nota média para cada fornecedor, a evolução das notas e dos níveis de serviço. Com esta visão é possível avaliar a origem das perdas e razões pelos quais há desperdício, projetar planos de ação para minimizar prejuízos.

A PariPassu desenvolve soluções para rastreabilidade dos alimentos, controle de qualidade dos produtos e dos processos e registros de caderno de campo. O objetivo das soluções é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre os participantes envolvidos. Fundada em 2005 na cidade de Florianópolis (SC), a PariPassu alinha suas soluções às diferentes realidades do setor produtivo, da distribuição, do varejo e do consumidor de alimentos perecíveis. Para isso, conta com parcerias com entidades como a GlobalG.A.P., GS1, PMA (Produce Marketing Association), Biomarketing e IBRAHORT (Instituto Brasileiro de Horticultura).

Website: http://www.paripassu.com.br

Tópicos relacionados