Uma frase de Buffett explica como investir na época de Uber e Netflix

Num período em que novas empresas estão desafiando o modelo tradicional de se fazer negócio, Buffett deixa claro o que é preciso fazer para se destacar

Mariana Zonta d'Ávila

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SÃO PAULO – O CEO da Berkshire Hathaway e um dos maiores investidores de todos os tempos, Warren Buffett, possui anos de expertise em aplicações e está sempre compartilhando com seus acionistas, seus conhecimentos e crenças a respeito do mercado. Um dos termos criados por ele e muito utilizado em seus discursos é “moat” (fosso, em tradução livre), que se refere à vantagem competitiva de uma empresa sobre outras, algo como um aspecto único ou o modo como a empresa oferece algo, que é difícil de ser replicado e que serve como barreira para outras companhias que querem adentrar no mesmo setor.

Segundo o Business Insider, em um encontro da Berkshire com os acionistas em 2000, Buffett fez a seguinte afirmação:

“Em nossa opinião, estabelecer um ‘moat’ e aumentar a sua representatividade, assim como fazer com que ele seja impossível de ser replicado ou quebrado, é o principal fator para um grande negócio. É por isso que falamos aos nossos gerentes que queremos um aumento do ‘moat’ a cada ano. Isso não significa, porém, que nesse ano a receita será superior à do ano passado, porque às vezes não será. Entretanto, se o ‘moat’ for ampliado todo ano, os negócios serão mais promissores. Nós acreditamos que todos os nossos negócios possuem ótimos ‘moats’”.

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A citação, além de falar sobre a importância da vantagem competitiva, reforça um pensamento de Buffett: a ideia de que centenas de fatores externos também podem interferir negativamente no negócio. Isso, porém, não significa que o ‘moat’ despareceu, mas demonstra que é preciso ter paciência.

Aplicando os conceitos do Oráculo de Omaha à teoria citada, vemos a importância dos investimentos a longo prazo, uma vez que se o investidor manter seus investimentos mesmo em períodos negativos, é mais provável que as ações se recuperem e que ele tenha bons rendimentos no futuro.

O guru também afirma que não é possível prever a eclosão de pequenas empresas e que manter um “moat” bem definido e amplo, fará com que seja ainda mais difícil dessas novas companhias dominarem o mercado. Isso é muito importante, principalmente se considerarmos as rupturas na economia atual, em que companhias como Uber, Netflix e fintechs estão desafiando as antigas formas de se fazer negócio.

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Dessa forma, identificar “moats” legítimos pode ser um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para os investidores. Não há uma forma determinada para assinalar “moats”, até porque, se encontrar essa vantagem competitiva fosse tão fácil, qualquer um conseguiria duplicar o sucesso de Buffett. Manter os lucros acima dos custos de capital e ter a certeza de que isso será mantido ao longo do tempo, porém, é uma possibilidade a ser seguida.

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