Troca de fundo de ação por ETF pode valer a pena

Para diretor da Easynvest, a taxa de administração cobrada dos fundos de ações chega a 4%, ante 0,50% dos fundos de índice negociados em bolsa

Publicidade

SÃO PAULO – Quem investe em fundos de ações deve considerar a possível troca por um ETF (Exchange Traded Funds), de acordo com o diretor da corretora Easynvest, Amerson Magalhães.

Os ETFs são fundos de ações que buscam obter o retorno de determinado índice e que têm cotas negociadas na bolsa de valores.

A modalidade, de acordo com especialistas, está valendo mais a pena do que os fundos de ações, tanto os passivos (que seguem determinado índice também) quanto os ativos (que não buscam a rentabilidade de um indicador).

Não perca a oportunidade!

“O grande apelo do ETF é o baixo custo de administração. Hoje, ele fica em torno de 0,50%, ao passo que nos fundos de ações a média é superior a 2% e não é difícil encontrar taxas de administração de 3% e 4%”, afirmou Magalhães.

Custos e tributação
No ETF, existe ainda a taxa de corretagem, já que as cotas do fundo são negociadas em bolsa. Ela ocorre somente na hora da compra e da venda e, mesmo com essa cobrança, o diretor da Easynvest indica que esses fundos de índices são mais vantajosos que os de ações.

A tributação do ETF é de 15%, assim como no dos fundos de ações, só que no primeiro caso é preciso que o investidor recolha o Imposto de Renda, enquanto que no segundo ele já é retido na fonte.

Continua depois da publicidade

De acordo com Magalhães, ambas as modalidades têm riscos, tanto o ETF quanto o fundo de ações, e o investidor tem de aplicar neles pensando no longo prazo. “Ele não deve nunca fazer esse investimento pensando em curto prazo. Pode ser até que o resultado esperado venha no curto prazo, mas ele não deve contar com isso”, explicou.

Retorno
Em relação ao retorno, ambas as modalidades têm sido afetadas neste ano pelo cenário ruim para a bolsa, mas isso não deve ser considerado pelo aplicador de longo prazo. Confira abaixo o desempenho, segundo dados consolidados diários da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais):

Fundos de investimento
Rentabilidade   Dia   Mês  30 Dias Ano 12 meses
Ações Ibovespa Indexado 0,72% -0,38% 2,02% -3,33% -4,01%
Ações Ibovespa Ativo 0,37% -1,70% -0,31% -3,13% -2,54%
ETFs 0,48% -1,48% 1,80% -3,15% -3,58%

Tendência
O fundo negociado na bolsa de valores que segue o índice Ibovespa, o ETF (Exchange Traded Fund) BOVA11, registrou o recorde diário de movimentação de R$ 109,82 milhões na última quarta-feira (16).

Isso mostra a tendência de crescimento desta modalidade no Brasil, o que deve perdurar, de acordo com Magalhães. “Acredito na tendência de crescimento, não só no número, mas na liquidez, que melhorou bastante com a redução do lote mínimo para investir”, disse ele.

Em agosto do ano passado, a BM&F Bovespa anunciou a redução do número de cotas do lote-padrão de cem para dez.