Publicidade
Criptomoedas são conhecidas por disparadas de preço que impressionam o investidor desacostumado com a alta volatilidade dessa classe de ativos. Mas, o salto de alguns tokens nesses primeiros meses de 2023 vem chamando atenção até de quem é veterano na área: quem teve estômago para suportar o alto risco de investir no desconhecido AIPAD, por exemplo, multiplicou o capital em 20 vezes (2.000%) em apenas 30 dias, segundo dados do agregador CoinMarketCap.
O setor cripto como um todo passa por uma retomada neste ano, mas valorizações desse calibre estão sendo registradas especialmente no segmento de inteligência artificial (IA), que até recentemente era ignorado por traders, mas ganhou força com a chegada do ChatGPT, responsável por uma explosão de buscas que jogou luz sobre criptomoedas relacionadas.
São várias as criptos desse segmento. Algumas das mais conhecidas são a SingularityNET (AGIX), que acumula alta de 830% em 2023, e o Bit Data Protocol (BDP), que atinge valorização de mais de 1.000% em menos de três meses.
Os números chamam atenção, mas fica a questão: será que isso se traduz de fato em uma nova oportunidade ao investidor mais propenso a tomar risco, ou não passa de mais uma moda passageira?
Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset, aponta que esses ativos oferecem uma maneira eficaz de aproveitar a nova onda da inteligência artificial. Para ele, faz muito mais sentido comprar criptomoedas de IA para ganhar exposição à novidade do que optar, por exemplo, por adquirir ações de empresas que estão investindo no setor.
“No universo de ativos digitais você consegue escolher exatamente onde quer investir. É diferente de, por exemplo, comprar um Facebook (FBOK34) para ter uma exposição a metaverso, que é um pedacinho muito pequeno de uma companhia que é gigantesca”, explicou em conversa ao Cripto+, programa semanal do InfoMoney sobre o mundo dos criptoativos (assista à íntegra no player acima).
Continua depois da publicidade
“A Microsoft fez investimento grande no ChatGPT, [mas] se você comprar Microsoft hoje para surfar no crescimento de Inteligência Artificial, acho que vai pegar uma coisa muito indireta”, ressaltou. “Diferentemente de outras classe de ativo como ações, [em cripto] você consegue investir no que a gente chama de pure player, vai investir exatamente naquele tema. A conveniência é muito grande quando você pensa em um projeto de inteligência artificial”, comenta o executivo da QR.
Na avaliação do especialista, embora essas criptomoedas tenham de fato sido fortemente impulsionadas pela empolgação em torno do ChatGPT, a maioria dos projetos ganhadores em 2023 tem anos de operação e busca solucionar um problema real que, de alguma forma, pode de fato ganhar tração com a popularização da inteligência artificial. Em alguns casos, esses protocolos não foram necessariamente criados com foco em IA, mas podem se beneficiar da nova tendência.
4 criptomoedas de IA para ficar de olho
O diretor da QR ressalta que os tokens de IA ganharam corpo e valem algumas centenas de milhões de dólares (mais do que várias empresas do Ibovespa, por exemplo), mas ainda não se enquadram nos padrões técnicos adotados pelos fundos da empresa, como a custódia em corretoras confiáveis e reguladas no exterior. Ainda assim, há pelo menos quatro ativos que já estão no radar dos gestores da casa. São eles:
Continua depois da publicidade
Fetch.ai (FET) — Protocolo que promete integrar inteligências artificiais como o ChatGPT a serviços de internet convencionais, como sites de e-commerce, companhias aéreas e de hotéis, funcionando como um agente virtual que executa ordens da IA no mundo real.
Bittensor (TAO) — Mercado de inteligência artificial peer-to-peer (P2P) em que é possível ofertar modelos de processamento de IA e vender capacidade computacional para rodar modelos de IA para quem tem essa demanda.
Ocean (OCEAN) — Marketplace de dados que vem sendo buscado por quem cria modelos de IA e precisa de informações em larga escala com bom custo-benefício para treinar o robô.
Continua depois da publicidade
SingularityNET (AGIX) — Protocolo de compartilhamento de modelos de inteligência artificial, uma espécie de IA como serviço (“AI as-a-service”).
“Esses protocolos têm muita aplicação e tem um potencial até de democratizar o acesso à inteligência artificial. São diferentes de outros projetos que a gente critica, que eu não vejo muita razão de existir, como uma meme coin. Eles estão se propondo a ser uma infraestrutura de web3 focada nesse mundo, são uma grande promessa”, conta Ludolf.
Cuidados a serem tomados
Assim como com outras criptomoedas, o investimento em criptoativos de inteligência artificial requer cuidado redobrado por parte do interessado. Segundo o executivo da QR Asset, é preciso investigar os projetos com profundidade, saber quem está por trás de cada um deles para se resguardar de possíveis golpes, e ter ciência de que são ativos ainda mais novos do que o Bitcoin (BTC), que já passou por testes há 14 anos. Caso o investidor opte por fazer uma alocação, a recomendação é de aportar um pequeno percentual do patrimônio (um dígito), que “esteja disposto a perder”.