Tesouro Direto: taxas retomam alta e prefixado paga 14,62% após Copom endurecer tom

Movimento acontece principalmente com os papéis de curto prazo, mais sensíveis às decisões de política monetária

Equipe InfoMoney

Publicidade

Após dois dias de as taxas dos títulos públicos do Tesouro Direto voltaram a ser negociadas em alta nesta quinta-feira (10), na esteira de uma nova decisão do Comitê de Política Econômica do Banco Central (Copom), que elevou a Selic em um ponto percentual na véspera, a 12,25% ao ano.

O mercado considerou a medida um tanto inesperada, especialmente considerando o tom mais duro do comunicado que acompanhou a decisão, apontando para mais altas desse teor ao longo de 2025. Para analistas, o BC sinaliza que a Selic poderá encerrar o ano que vem em 15%, refletindo as preocupações com a trajetória da inflação.

Em reação, o Tesouro Prefixado opera com taxa de 14,62% ao ano no vencimento de 2027, ante 14,34% na quarta-feira. O papel que vence em 2031 também paga mais, e volta a flertar com o patamar de 14% ao ano: 13,92% hoje, contra 13,71% um dia antes. Movimento similar no título com juros semestrais e vencimento em 2035, cuja taxa subiu de 13,39% para 13,58%.

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Entre os papéis de inflação, a alta na remuneração se deu apenas no papel mais curto, que costuma refletir mais as decisões de política monetária. O Tesouro IPCA+ 2029 paga 7,30% na parte prefixada, alta de 0,7 ponto percentual em relação ao encerramento da sessão de ontem.

Economistas avaliam, por outro lado, que o choque de juros anunciado pelo Copom deve ajudar na transição de comando do Banco Central, com Gabriel Galípolo, que votou a favor da alta de 1 p.p., ganhando tempo e começando a trabalhar num ambiente de mais credibilidade enquanto o ajuste está sendo feito.

Confira as taxas dos títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto nesta quinta-feira (12) às 12h08:

Continua depois da publicidade

(Fonte: Tesouro Direto)