Tesouro Direto: piso dos prefixados cai a 11,22%, mínima em 13 meses, com arcabouço fiscal em foco

Investidores ainda acompanham negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos

Leonardo Guimarães

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

(Este texto foi corrigido para informar que a taxa do Tesouro Prefixado 2026 atingiu a mínima em 13 meses, não em 17 meses, como informado inicialmente)

Com a proposta do novo arcabouço fiscal andando na Câmara dos Deputados, o mercado ajusta a expectativa para a Selic e os juros de títulos do Tesouro Direto têm queda generalizada nesta terça-feira (23).

Rodrigo Cohen, analista de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos, afirma que “os juros caem por conta do clima mais tranquilo com a aproximação da votação do marco fiscal”. Para ele, o otimismo com a tramitação de um texto que não sofreu grandes mudanças traz previsibilidade e bom humor ao mercado.

Continua depois da publicidade

Artur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, disse que a votação do novo marco fiscal acontece “entre hoje e amanhã”. Um levantamento do Estadão mostrou que o governo já conta com 147 dos 257 votos necessários para aprovar o projeto de lei.

Nos EUA, ainda não há acordo entre Joe Biden e o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy. Os dois se encontraram ontem e a conversa foi “produtiva”, segundo McCarthy, mas “ainda não há acordo sobre nenhum ponto”, destacou o deputado.

Biden fez questão de lembrar que o calote da dívida norte-americana está “fora da mesa” e que ainda acredita em um acordo bipartidário para resolver o impasse.

Continua depois da publicidade

No Tesouro Direto o dia é de forte queda nos juros. A rentabilidade Tesouro Prefixado 2026 caía de 11,36% ao ano na véspera para 11,22%, marcando o piso entre títulos prefixados na última atualização de hoje, às 15h20. A última vez que esse título ofereceu uma taxa menor que 11,22% na abertura dos negócios foi em 5 de abril do ano passado.

O prefixado mais longo, que vence em 2033 e paga juros semestrais, tinha rentabilidade de 11,69% contra 11,86% de ontem.

No Tesouro IPCA+, destaque para o papel com vencimento em 2032, que entregava rentabilidade real de 5,57% ante 5,60% na última atualização de ontem. Somente a taxa do Tesouro IPCA+ 2045 subia, de 5,86% para 5,87%. Os juros do papel chegaram a 5,91% pela manhã.

Continua depois da publicidade

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta terça-feira (23):

Arcabouço fiscal

Claudio Cajado afirmou na última segunda que fará alterações redacionais no texto para esclarecer trechos que criaram ruídos. “Acabei de conversar com Haddad e conversamos sobre tornar mais claro o texto onde há dúvidas. Serão feitos ajustes redacionais no arcabouço fiscal. Vamos deixar mais clara a redação para mostrar que impacto extra de R$ 80 bilhões não existe. Essa conta criou ruído e vamos encontrar a redação que deixe claro que isso não existe”, disse.

Sobre a data de votação do texto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que acontece “entre hoje e amanhã”.

Continua depois da publicidade

Dívida dos Estados Unidos

Joe Biden classificou o encontro com Kevin McCarty como “produtivo” e afirmou que ambas as partes devem continuar as discussões, mesmo com pontos de discordância ainda persistentes. “Eu e McCarthy, além de seus principais negociadores – os congressistas Patrick McHenry e Garret Graves – e nossas equipes continuaremos a discutir o caminho a seguir”, concluiu o presidente.

Já McCarthy afirmou que a discussão sobre o teto da dívida foi produtiva, mas que permanece o impasse em relação às exigências de Biden. “Ainda não há acordo sobre nenhum ponto, estamos conversando”, relatou, durante coletiva de imprensa após o encontro com Biden.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia