Tesouro Direto: rentabilidade de títulos de inflação ultrapassa 6% após falas de Powell

Discurso do presidente do Federal Reserve indicou juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos

Leonardo Guimarães

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

Os juros dos títulos do Tesouro Direto avançam nesta sexta-feira (20), após discurso considerado duro do presidente do Federal Reserva (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Investidores também repercutem dados da atividade econômica do Brasil.

Ontem, Jerome Powell, presidente do Fed, disse que a atividade econômica dos Estados Unidos permanece forte e que o principal problema para a economia americana “ainda é a inflação elevada”. Powell disse também que muitos indicadores apontam que mercado de trabalho está arrefecendo gradualmente.

As falas fizeram o mercado precificar um cenário de juros mais altos por mais tempo. Em reação, as taxas de retorno dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) subiram após o discurso.

Continua depois da publicidade

Investidores ainda seguem de olho nas guerras entre Israel e Hamas e Ucrânia e Rússia. Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, fez um apelo para que os americanos dediquem bilhões de dólares a mais em despesas com Israel e a Ucrânia, e destacou que o apoio é fundamental para os dois principais aliados imersos em guerras. “A liderança americana é o que mantém o mundo unido. As alianças americanas são o que nos mantêm, a nós, a América, seguros”, disse Biden.

No Brasil, o destaque do dia é o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que caiu 0,77% em agosto. O recuo foi mais intenso do que a retração de 0,30% projetada pelo consenso Refinitiv de analistas.

Na China, o investimento estrangeiro direto caiu 8,4% entre janeiro e setembro ante igual período do ano passado. O Ministério do Comércio divulgou que o país atraiu 919,97 bilhões de yuans (US$ 125,75 bilhões) em investimento estrangeiro no período.

Continua depois da publicidade

No Tesouro Direto, a taxa do prefixado para 2033 subia de 11,80% no início da sessão de ontem para 11,96% na primeira atualização de hoje, às 9h25. O juro do Tesouro Prefixado 2029 avançava de 11,62% para 11,81%. Já a rentabilidade do prefixado para 2026 subia de 11,09% para 11,24%.

Nos títulos de inflação, destaque para a rentabilidade real do Tesouro IPCA+ 2045, que subia de 5,92% ontem para 6,05% hoje. O juro do Tesouro IPCA+ 2055 seguia a mesma trajetória. O rendimento real do título mais curto, com vencimento em 2029, chegava a 5,84% ante 5,72% ontem.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (20):

Continua depois da publicidade