Publicidade
Os juros dos títulos do Tesouro Direto avançam nesta sexta-feira (20), após discurso considerado duro do presidente do Federal Reserva (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Investidores também repercutem dados da atividade econômica do Brasil.
Ontem, Jerome Powell, presidente do Fed, disse que a atividade econômica dos Estados Unidos permanece forte e que o principal problema para a economia americana “ainda é a inflação elevada”. Powell disse também que muitos indicadores apontam que mercado de trabalho está arrefecendo gradualmente.
As falas fizeram o mercado precificar um cenário de juros mais altos por mais tempo. Em reação, as taxas de retorno dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) subiram após o discurso.
Continua depois da publicidade
Investidores ainda seguem de olho nas guerras entre Israel e Hamas e Ucrânia e Rússia. Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, fez um apelo para que os americanos dediquem bilhões de dólares a mais em despesas com Israel e a Ucrânia, e destacou que o apoio é fundamental para os dois principais aliados imersos em guerras. “A liderança americana é o que mantém o mundo unido. As alianças americanas são o que nos mantêm, a nós, a América, seguros”, disse Biden.
No Brasil, o destaque do dia é o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que caiu 0,77% em agosto. O recuo foi mais intenso do que a retração de 0,30% projetada pelo consenso Refinitiv de analistas.
Na China, o investimento estrangeiro direto caiu 8,4% entre janeiro e setembro ante igual período do ano passado. O Ministério do Comércio divulgou que o país atraiu 919,97 bilhões de yuans (US$ 125,75 bilhões) em investimento estrangeiro no período.
Continua depois da publicidade
No Tesouro Direto, a taxa do prefixado para 2033 subia de 11,80% no início da sessão de ontem para 11,96% na primeira atualização de hoje, às 9h25. O juro do Tesouro Prefixado 2029 avançava de 11,62% para 11,81%. Já a rentabilidade do prefixado para 2026 subia de 11,09% para 11,24%.
Nos títulos de inflação, destaque para a rentabilidade real do Tesouro IPCA+ 2045, que subia de 5,92% ontem para 6,05% hoje. O juro do Tesouro IPCA+ 2055 seguia a mesma trajetória. O rendimento real do título mais curto, com vencimento em 2029, chegava a 5,84% ante 5,72% ontem.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (20):
Continua depois da publicidade
You must be logged in to post a comment.