Taxas e pouco dinheiro inibem investidor de entrar na Bolsa, diz enquete

Enquete contou com 1.640 pessoas. Destas, 745 não investem em ações e taxas e pouco dinheiro estão entre os principais motivos

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – “Não tenho dinheiro suficiente para entrar na bolsa” e “As taxas cobradas pelas corretoras são altas”. Estas foram as respostas dadas por boa parte das pessoas que não investem em ações, de acordo com enquete do Portal InfoMoney que contou com 1.640 respondentes.

Do total de entrevistados, 55% afirmaram que investem em ações. Entre aqueles que não investem, a falta de dinheiro e as taxas das corretoras foram citadas por 26,4% e 27% dos respondentes, nesta ordem.

Os mitos sobre o investimento em ações
Segundo especialistas, muitas pessoas imaginam que, para investir em ações, é preciso ter uma grande quantia de dinheiro disponível. Entretanto, isto não é totalmente verdade.

Continua depois da publicidade

Não existe um valor mínimo para investimento em ações (o mínimo é o preço de uma ação), mas é importante ter um montante acumulado, para que as taxas sejam diluídas e representem um percentual menor do investimento.

No entanto, mesmo para quem acredita “não ter dinheiro suficiente”, o mercado de ações é acessível por meio de fundos e clubes de investimento, que são um “veículo coletivo de investimentos”. Alguns fundos de investimento, por exemplo, exigem aplicações iniciais bem pequenas e acessíveis à maioria das pessoas.

Com relação às taxas cobradas pelas corretoras, especialistas também defendem que, com a popularização da internet e do homebroker, investir na bolsa ficou muito barato. Além disso, como em tudo na vida, existe a possibilidade de pesquisar entre uma corretora e outra e encontrar aquela que mais se adeque aos seus objetivos, e ao seu bolso.

Continua depois da publicidade

Outros resultados
Ainda considerando apenas os entrevistados que não investem em ações, 17,1% disseram que não investem em ações por não conhecerem o mercado, enquanto que 15,4% disseram preferir aplicações mais conservadoras. Os 14,1% restantes afirmaram não investir em ações, pois, dado o risco da aplicação, “seu coração não aguenta”.

Confira a tabela com o resultado completo da enquete, levando em conta apenas investidores que estão fora do mercado de ações: 

Você não investe em ações porque…
Resposta %
As taxas cobradas pelas corretoras são altas 27%
Não tem dinheiro suficiente para investir na bolsa 26,4%
Não conhece o mercado acionário 17,1%
Prefere aplicações mais conservadoras 15,4%
Seu coração não aguenta 14,1%
Fonte: Enquete InfoMoney realizada com 1.640 usuários, sendo que, destes, 895 investem em ações e 745 não investem em ações, por conta dos motivos acima;
O resultado não tem valor de amostragem científica