Seguir os conselhos do gerente do banco não é uma boa ideia; entenda por quê

Todo gerente de banco, representa uma instituição. Toda instituição neste mercado visa o lucro, e para isso, atribui metas para os seus funcionários, lembra Henrique Baggenstoss, da Manchester Investimentos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Texto de Henrique Baggenstoss, planejador financeiro pessoal com certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Henrique é sócio da Manchester Investimentos.

Este ainda é um assunto que no Brasil gera muitas dúvidas, e acredito que deve permanecer desta forma por mais alguns anos. A medida que o brasileiros começar a investir mais, conhecendo mais sobre este tema, ele deve começar a saber exatamente onde buscar suas respostas. Hoje, é normal as pessoas buscarem conselhos sobre investimentos com os gerentes. Elas recebem o salário no banco, e logo é o local mais rápido pra buscar um conselho. Mas será que é o local correto para isso?

Essa atitude está longe de ser a correta. Vamos deixar claro algo desde o início, não estamos dizendo que o gerente não deve ser consultado ou que ele não sabe fazer seu trabalho. Existem pessoas boas em todas as casas, e será importante para o investidor saber como chegar até elas. O fato é que, uma pessoa boa dentro de um sistema ruim, passa a não levar soluções adequadas aos clientes. E é exatamente isso que acontece hoje em dia. Explicarei abaixo o porquê disso.

Todo gerente de banco, representa uma instituição. Toda instituição neste mercado visa o lucro, e para isso, atribui metas para os seus funcionários. Faço o seguinte questionamento.

Se o banco possui uma margem de lucro grande na aplicação “A”, e uma margem pequena na aplicação “B”, qual seria a melhor escolha para o banco? Agora vamos além. O banco possui margem maior na aplicação “A”, e por isso ele passa a colocar como meta para o gerente, que ele venda um número de aplicações “A” para seus clientes por mês. E mais, atribui um bônus para o gerente se ele o fizer. Ou seja, para o gerente ganhar seu bônus, ele precisa vender um determinado número de aplicações “A” todo mês. Vamos agora a um novo questionamento. Se você, cliente investidor, chegar ao banco falando que possui X mil reais para investir, qual seria a indicação do gerente? A aplicação “A” que ele ganha bônus e deixa uma margem boa para o banco, ou a aplicação “B”? Você já se perguntou sobre isso?

Isso acontece todos os dias, infelizmente. Um exemplo de aplicação “A” seria a previdência privada. Você já recebeu esta indicação? Já lhe foi sugerido investir em previdência? Imagino que a grande maioria dos leitores que são investidores, respondam que sim. Agora lhe pergunto. Antes de oferecer previdência como solução, foi feito o seu perfil de investidor? Foi perguntado quantos anos você quer investir e qual o objetivo para este investimento? Que tipo de declaração de imposto você faz? Sem estas simples perguntas iniciais, é impossível lhe indicar um investimento adequado e qualquer profissional responsável sabe disso.

Hoje existe no mercado, profissionais que atuam de forma independente, que não representam apenas a instituição “A”ou “B”. Eles vão analisar seu perfil, entender seus objetivos, tempo de investimento e diversas outras questões importantes antes de fazer qualquer sugestão de investimentos. Este profissional é conhecido em outros países como Financial Advisor. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa é a quinta maior profissão em número de pessoas. No Brasil, esta profissão está apenas começando, porém vem ganhando força de maneira muito rápida pela necessidade da população investir melhor seu dinheiro e se preparar para a aposentadoria da maneira correta.

Continua depois da publicidade

Agora, vamos entender mais uma parcela super importante desta equação. No mercado financeiro, existem certificações que atestam o conhecimento sobre determinado assunto. Exemplo, a certificação CEA. Esta sigla significa Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA. Este profissional está apto a indicar produtos do mercado financeiro, de capitais e de previdência privada. Existe também a certificação CFP®, que significa Certified Financial Planner. O planejador financeiro Certified Financial Planner é um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

Estas são certificações que garantem a qualidade da pessoa que está trabalhando com você nos investimentos. Pergunto, seu gerente de banco possui estas certificações? Se sim, ótimo. Se não, repense de onde você recebe seus conselhos. Hoje, a grande maioria dos gerentes não possui estas certificações. Sugiro que você entre no site www.ibcpf.org.br e procure a lista de profissionais com esta certificação na sua região.

Fazendo uma analogia para ajudar no entendimento, se você precisa fazer uma cirurgia no joelho, vai procurar um Medico Ortopedista Especializado em Joelho, ou procura um Clinico geral? Eu iria além, vai procurar um Medico Ortopedista Especializado em Joelho ou vai a farmácia? Tenho certeza que as pessoas dão muita atenção a sua saúde, e procurariam o melhor profissional possível para lhe ajudar. E nos investimentos, estamos fazendo isso? Procure a pessoa correta, aquela que possui conhecimento, experiência e as certificações necessárias para lhe ajudar da melhor maneira possível. Estamos falando da sua aposentadoria, da educação do seus filhos, de assuntos muito importantes para não darmos a devida atenção.

Continua depois da publicidade

Outro dado interessante seria analisar como investem as pessoas em países mais desenvolvidos. Isto deveria servir como um bom parâmetro de como pessoas que já estão neste mercado há mais tempo e que conhecem mais sobre o assunto investem. Nos Estados Unidos, apenas 8% dos investidores fazem aplicações através dos bancos de varejo. Os outros 92% investem através de casas especializadas em investimentos. Será que você está atualmente se aconselhando no local certo?

O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para o Henrique:
 henrique@manchesterinvest.com.br