Após Binance, SEC processa Coinbase por oferta irregular de valores mobiliários nos EUA

Regulador alega que diversos tokens oferecidos pela Coinbase são títulos não registradas

Bloomberg

Publicidade

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC) processou a Coinbase (C2OI34) em um tribunal federal em Nova York nesta terça-feira (6), alegando que a bolsa de criptoativos infringiu suas regras ao longo de anos.

O regulador afirma que a Coinbase, a maior plataforma cripto dos EUA, não cumpriu com os regulamentos ao permitir que os usuários negociassem vários tokens que, na verdade, são títulos não registrados. Em reação à notícia, as ações da empresa desabaram 15%, para US$ 50.

O processo vem um dia depois de a SEC apresentar queixa similar contra a Binance e seu fundador, Changpeng “CZ” Zhao.

Um porta-voz da Coinbase não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

“Alegamos que a Coinbase, apesar de estar sujeita às leis de valores mobiliários, misturou e ofereceu ilegalmente funções de câmbio, corretora e câmara de compensação”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler, em comunicado.

A SEC está buscando uma ordem que exija que a Coinbase cumpra as leis de valores mobiliários e desista do que a agência diz serem ganhos ilícitos.

Continua depois da publicidade

A Bloomberg informou em julho que a Coinbase estava sob investigação da SEC. Em 23 de março, a empresa disse que recebeu um alerta do regulador sobre uma possível ação futura.

A SEC também acusou a Coinbase de quebrar as regras da agência com seu serviço de staking. Esse produto permite que o cliente entregue seus tokens para facilitar as transações em uma blockchain, que então paga um retorno ao cliente.

© 2023 Bloomberg L.P.

Continua depois da publicidade