Conteúdo editorial apoiado por

Saia do dólar e invista nessas outras três moedas agora, dizem analistas; veja quais

Para especialistas, ouro e outras três moedas saem na frente em momento de ajustes dos preços nos EUA

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

O dólar americano, que vem se beneficiando das taxas de juros altas nos Estados Unidos, pode ter entrado em uma fase de reversão, na opinião de alguns analistas.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Segundo especialistas da Ned Davis Research, o cenário se deve à expectativa de cortes nos juros e à queda nos rendimentos dos títulos (bonds), que tendem a beneficiar o ouro e outras moedas, como o iene japonês, o euro e a libra esterlina.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

O sentimento em torno do dólar saiu do “otimismo excessivo”, escreveu Tim Hayes, estrategista-chefe de investimentos globais da Ned Davis Research.

Na manhã desta terça-feira (23), os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) de dez anos caem para 4,23%, enquanto o ouro à vista é negociado a US$ 2.406,5 por onça troy, segundo dados do TradingView.

O Dollar Index DXY, um índice que mede o valor do dólar americano em relação a uma cesta de moedas estrangeiras, sobe 0,5% no dia, para 104,44, mas cai 1,3% no acumulado de um mês.

Continua depois da publicidade

Efeito eleições

Jorge Dib, sócio e gestor da Galapagos Capital, falou recentemente para o InfoMoney que uma vitória de Donald Trump para um novo mandato nos EUA, que defende maiores tarifas para a importação de produtos, poderia impulsionar o dólar.

Nesse sentido, a queda recente da moeda americana na segunda seria um possível efeito justamente da diminuição do favoritismo de Trump nas eleições de novembro, após a desistência do presidente Joe Biden no último domingo (21).

Mas a análise não é consensual. A Ned Davis Research lembra que o ex-presidente sinalizou preferência por uma moeda mais fraca caso consiga vencer a corrida eleitoral, o que tornaria sua eleição um possível fator negativo para o dólar.

Continua depois da publicidade

A Gavekal Research tem visão semelhante, e disse em relatório recente que o enfraquecimento da moeda poderia deixar os produtos americanos mais baratos e melhorar as exportações, fortalecendo a indústria local.