Quais as aplicações preferidas dos brasileiros na hora de investir para os filhos? Descubra

85% dos consumidores acreditam ser muito importante que as crianças e adolescentes recebam orientação financeira

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O total de consumidores que afirmam poupar para os filhos aumentou de 42% para 59% neste ano em comparação com 2016, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC feita com cerca de 1.060 pessoas, de todo o Brasil.

Entre os que afirmam poupar para as crianças e adolescentes, 61% optam por guardar essas economias na poupança. Aplicações em fundos, ações ou CDB tiveram crescimento de 3 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Outros 8% aplicam em previdência privada e 6% em títulos de capitalização. 

Veja as aplicações e a evolução ao longo do tempo em detalhes:

De acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores acreditam ser muito importante que as crianças e adolescentes recebam orientação financeira. Na prática, para que isso aconteça, 65% afirmam que costumam conversar e explicar às crianças o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro.

O percentual de crianças que aprendem sobre este tema nas escolas ainda é muito baixo, apenas 3%. Já 32% dizem que estimulam a criança a economizar a mesada ou a semanada, ou seja, que explicam a importância de utilizar estes recursos com responsabilidade. 

A pesquisa da Boa Vista SCPC identificou ainda que, em média, 22% dos consumidores costumam dar mesada ou semanada. Entre 2016 e 2017, este percentual aumentou em 6 pp e passou de 17% para 23%.

Continua depois da publicidade

A grande maioria, 96%, dos consumidores que adotam a prática da mesada utilizam o dinheiro. Apenas 4% adotam o cartão pré-pago ou o cartão de crédito adicional, e desta parcela, 56% consideram o cartão uma boa ferramenta para organização das despesas. Outros 44% acreditam que o uso do cartão ajuda a controlar melhor os gastos dos filhos. 

A mesada ou semanada é adotada por 55% dos entrevistados para estimular a educação financeira nas crianças, sendo que 27% usarm essa iniciativa para prover recursos para a compra de alimentação/lanches e 18% como uma forma de recompensa por comportamento. 

Pouco mais da metade, 53%, consegue poupar mais de R$ 50 por mês para os filhos. Do montante economizado, 60% serão utilizadas no futuro, para ajudar nos estudos, faculdade, por exemplo, enquanto 19% poupam para a compra da casa própria dos filhos e 12% para outras finalidades, como realizar a viagem dos sonhos (2%), aposentadoria complementar (7%) e situações de emergência (3%).