Opções de FIIs já estão disponíveis no mercado, mas quando e como investir?

Comparadas a um seguro, as opções de fundos imobiliários só estão disponíveis hoje por meio de um assessor de investimento

Wellington Carvalho

Publicidade

Opções de venda das ações da Petrobras (PETR4) chegaram a subir mais de 2000% em maio, percentual que chama a atenção de qualquer investidor. Instrumentos como este já estão disponíveis para cotistas de fundos imobiliários, mas para quem é indicado este tipo de operação e quais riscos e vantagens estão embutidos?

Já bastante comum no mercado acionário, as opções são utilizadas tanto para proteger os investimentos quanto para especular em busca de ganhos no curto prazo.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Na prática, o investidor pode comprar, por exemplo, o direito de vender a cota de um FII por um determinado preço em uma data futura. Caso o papel apresente valorização no dia combinado, ele pode simplesmente não exercer o direito – que deixa de existir – e aproveitar a alta do ativo.

Em caso de desvalorização da cota até a data combinada, o investidor poderá exercer o direito de vender o papel pelo preço anteriormente definido – limitando a perda patrimonial com a queda na cotação do ativo.

Em junho, a XP começou a estruturar as primeiras opções de fundos imobiliários, que funcionam como um seguro, diz Raoni Carramillo, head de produtos estruturados da casa.

Continua depois da publicidade

“Você paga um prêmio para proteger determinado ativo, seja um carro, uma casa ou um patrimônio de fundos imobiliários”, contextualiza. “Se houver um ‘sinistro’, ou seja, uma volatilidade negativa nos FIIs, o cliente receberá o valor da proteção no vencimento”, detalha.

Leia também:

Para quem é indicado?

O mercado de fundos imobiliários tem hoje mais de 2,7 milhões de investidores. Só em julho, houve o ingresso de 47 mil novos cotistas. Para Marx Gonçalves, especialista em FIIs da Nord Research, o uso de opções para fundos imobiliários seria mais indicado para investidores mais experientes.

Continua depois da publicidade

“Dados a complexidade e o risco de perda patrimonial significativa – de acordo com a posição tomada em opções – é um instrumento mais indicado para investidores profissionais, que entendem muito bem o que estão fazendo”, observa.

Ele afirma que o instrumento também é interessante, por exemplo, para um gestor de FoF (FII que investe em cotas de outros fundos) gerar retorno acima da média do mercado.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Como tem sido a procura por opções de FIIs?

As opções de fundos imobiliários só estão disponíveis hoje por meio de um assessor de investimento, lembra Guilherme Ferreira, da Fractal Investimentos, escritório com 12 anos de mercado e com R$ 2 bilhões sob custódia.

“A procura, por enquanto, tem sido modesta já que é um produto ainda em desenvolvimento”, conta. “Por enquanto, as opções de FIIs possuem liquidez reduzida, limitada aos 10 FIIs mais líquidos do mercado”, pontua.

Entretanto, acrescenta o especialista em investimentos, existem planos para aumentar a liquidez do produto através de formador de mercado e uma gama maior de FIIs disponíveis.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.