Onde investir na Bolsa em dezembro? Corretoras recomendam SBSP3 e outros 4 papéis 

InfoMoney compila carteiras recomendadas das principais corretoras; confira

Leonardo Guimarães

(Divulgação/Sabesp)
(Divulgação/Sabesp)

Publicidade

Em (mais) um mês marcado pela preocupação com a política fiscal brasileira, as ações locais sofreram e o Ibovespa fechou em queda de 3,12% em novembro. Após alta expressiva de 6,54% em agosto, foi o terceiro mês consecutivo de perdas, com baixa de 3,08% em setembro e 1,60% em outubro

Diante desse contexto, as corretoras seguem priorizando ações de empresas consideradas mais defensivas. “Preferimos nomes que oferecem carrego sólido, exposição maior ao dólar em suas receitas e balanços fortes”, diz a XP Investimentos, em relatório. 

Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4) seguem líderes do ranking. O BTG Pactual destaca que “os dividendos ordinários esperados da Petrobras (11% de dividend yield em 2025), por si só, são atraentes para justificar a manutenção das ações”. 

Todo mês, o InfoMoney compila as carteiras recomendadas das principais corretoras locais e mostra as cinco ações mais citadas. Confira a lista de dezembro e o desempenho das ações em novembro: 

EmpresaNº de recomendaçõesRetorno em novembro
Itaú (ITUB4)6-6,91%
Petrobras (PETR4)68,32%
Sabesp (SBSP3)50,97%
Cyrela (CYRE3)4-15,36%
JBS (JBSS3)43,63%
Fontes: Ágora, BB Investimentos, BTG Pactual, Empiricus, Genial, Santander, Terra Investimentos e XP Investimentos

Cyrela (CYRE3) também é figurinha repetida na comparação com a lista de novembro. “Acreditamos no potencial de crescimento da receita impulsionado pelo desempenho operacional, especialmente pela melhoria da margem bruta devido ao lançamento de projetos mais rentáveis em 2025”, diz a Terra Investimentos, em relatório. 

Leia também: Após bater os R$ 6 e superar máximas históricas, para onde vai o dólar?

Continua depois da publicidade

As novidades são JBS (JBSS3), que volta ao rol após uma aparição em outubro seguida de ausência no mês passado. Sabesp (SBSP3) também retorna, já ocupando a terceira posição. “Acreditamos que a privatização recém-materializada transformará a Sabesp em uma história de investimento ainda mais atraente e a colocará entre as poucas ações com forte potencial de valorização nos próximos anos”, diz o Santander. 

Do lado das ausências, chama atenção a Vale (VALE3), que recebeu apenas três indicações e ficou de fora do ranking mensal pela primeira vez no ano. Na comparação com novembro, também deixam a lista Direcional (DIRR3), Lojas Renner (LREN3), Equatorial (EQTL3) e Localiza (RENT3).