Publicidade
Se você está com dúvidas sobre o que fazer com seu dinheiro em 2023, esteja certo de que não é o único. Após um 2022 com guerra na Ucrânia, reflexos da pandemia, inflação alta e aperto monetário global, o ano novo começou repleto de incertezas sobre o futuro dos mercados globais – e também do brasileiro.
Como montar uma carteira para se proteger da volatilidade causada pelo início de um novo governo no Brasil? Para onde devem ir os juros no primeiro ano do governo Lula? É melhor investir lá fora ou aproveitar as oportunidades da renda fixa e da Bolsa por aqui mesmo?
Para responder essas e outras perguntas, o InfoMoney realiza entre os dias 16 e 19 de janeiro o Onde Investir 2023, evento online e gratuito com painéis sobre os mais diversos temas que influenciarão suas finanças e investimentos ao longo do ano. Clique aqui para se inscrever.
O evento continua nesta terça (16), com destaque para um painel com Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ex-presidente do Banco Central (BC), além de conversas com gestores de Verde, Riza, VBI, XP e mais.
Confira a agenda do segundo dia, cuja programação começa às 18h:
– As perspectivas para a economia mundial e os impactos sobre os países emergentes
Continua depois da publicidade
Em que medida o cenário macroeconômico dos países desenvolvidos – que experimentam um período incomum de juros altos para conter a inflação – afetará as nações emergentes como o Brasil? Com a palavra, o economista Ilan Goldfajn, ex-presidente do BC, ex-diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional) e recém-empossado presidente do BID.
– Bolsa a 110 mil pontos: dobrar a aposta ou fugir?
A derrocada do Ibovespa após as eleições presidenciais deixou as ações baratas de fato, ou as chances são de que caiam ainda mais? Neste painel, Guilherme Affonso Ferreira, considerado um dos maiores investidores da B3, e Luiz Parreiras, gestor da renomada Verde Asset, discutem onde estão as oportunidades, avaliam que setores são promissores apesar das incertezas político-econômicas e contam em quais ações pretendem investir em 2023.
Continua depois da publicidade
– Fundos imobiliários: tijolo ou papel para o ano dos juros altos?
Quais fundos imobiliários enfrentarão a “concorrência” da renda fixa com mais chances de sucesso? Vale a pena investir em FIIs de olho no ganho de capital? Como ficarão os dividendos no ano que já começa com a Selic em 13,75%? Saiba o que pensam Daniel Lemos, CEO da Riza Asset Management, e Rodrigo Abbud, sócio da VBI Real Estate.
– Batalha da renda passiva: ações, FIIs ou FI-Infra para receber dividendos todo mês?
Continua depois da publicidade
Como investir para receber rendimentos periódicos e viver de renda com eles? Neste painel, Tiago Reis (Suno), Ulisses Nehmi (Sparta) e Maria Fernanda Violatti (XP) “duelam” para mostrar quais são as melhores alternativas disponíveis no mercado: ações que pagam dividendos, fundos de infraestrutura ou FIIs.
– O futuro é logo ali: como garantir a aposentadoria com previdência privada? (Painel publicitário)
Com cada vez menos trabalhadores formais contribuindo para manter os pagamentos de quem se aposentou pelo INSS, muita gente já percebeu que será difícil contar apenas com o benefício do governo na velhice. É nesse cenário que a previdência privada ganha tração como uma renda complementar para o futuro. Rodrigo Saldanha, sócio e head de produtos e distribuição de previdência da XP, e Alexandre Leal, diretor técnico e de estudos da CNseg, mostram as oportunidades deste mercado e como os investidores podem escolher os planos mais adequados para seu perfil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa.