Publicidade
Ulisses Nehmi, CEO da gestora Sparta Investimentos, foi o convidado do último episódio do podcast Outliers para falar sobre a estrutura da casa, que tem mais de R$ 6 bilhões em ativos sob gestão e um foco nos investimentos em crédito.
Com a gestão de recursos presente no DNA da sua trajetória profissional, Nehmi contou que seu primeiro contato com investimentos foi aos dez anos de idade, acompanhando as operações do pai – Victor Nehmi, que fundou a Sparta em 1993 – e tendo suporte educacional sobre o assunto.
A Sparta começou como uma empresa para gerir recursos próprios. Sua trajetória ficou conhecida inicialmente pela gestão do fundo multimercado Sparta Cíclico, que apostava em commodities agrícolas, em linha com a formação acadêmica do fundador – afinal, “Nehmi pai” é engenheiro agrônomo, e até hoje na gestão dos fundos multimercados da casa.
Continua depois da publicidade
Com o tempo e expansão da gestora, a Sparta passou a dar ênfase à gestão de fundos de renda fixa a partir de 2010, e a estratégia se tornou o foco da gestora. Segundo Nehmi (o filho), 98% do patrimônio sob gestão atualmente está alocado em fundos da classe.
Nehmi contou que na renda fixa, quem toma muito risco no curto prazo pode apresentar um retorno relevante. Entretanto, isso não significa que terá sucesso no longo prazo. Para ter resiliência, segundo o gestor, se faz necessária uma ampla diversificação de carteira – o que a Sparta faz. “A gente está no Brasil, e as coisas, às vezes, saem do óbvio”, disse.
Diligência, visão de longo prazo e uma abordagem focada na diversificação são algumas das premissas que, de acordo com Nehmi, permitem à Sparta maior consistência na geração de retornos. O gestor ainda reforça que a Sparta busca inovação através da criação de produtos que sejam atrativos e diferentes do que existe atualmente na indústria de crédito.
Continua depois da publicidade
Mudança de dinâmica
Nehmi conta que a demanda por ativos de crédito têm aumentado mais recentemente. Dentre os fatores que explicam este movimento, o gestor elenca a maturidade do mercado de crédito, com crescimento do mercado secundário, novos emissores e oportunidades, além do aumento na taxa de juros.
De olho nas oportunidades, o setor de infraestrutura é elencado por Nehmi como um dos principais interesses da Sparta, em função da redução dos investimentos públicos e da importância do setor para o PIB brasileiro. Menor risco, prazos maiores e previsibilidade reforçam a atratividade, segundo o gestor.
Dentre os pontos de atenção, o gestor reforçou que setores que tendem a sofrer mais com ambientes inflacionários demandam maior diligência da alocação. Varejo e incorporação imobiliária, por exemplo, demandam análises minuciosas. Ainda assim, o gestor afirmou que existem oportunidades em diferentes segmentos.
Continua depois da publicidade
O Outliers é apresentado por Samuel Ponsoni, gestor de fundos da família Selection na XP, e Carol Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP.
A entrevista completa e os episódios anteriores podem ser conferidos por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcasts. Além disso, o podcast também está disponível no formato de vídeo no canal da XP no Youtube.
Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia