Mastercard e Visa cancelam parcerias de cartões com a exchange Binance

Recuo das gigantes de pagamento ocorre em meio ao forte escrutínio de reguladores financeiros contra a corretora cripto

Bloomberg

(Bloomberg)
(Bloomberg)

Publicidade

A Mastercard e a Visa recuaram em suas parcerias de cartões com a exchange Binance, distanciando-se da plataforma de criptomoedas que está sob ameaça de reguladores em todo o mundo.

A Visa parou de emitir novos cartões de marca conjunta com a exchange na Europa a partir de julho, disse um porta-voz da Binance. Enquanto isso, a Mastercard encerrará totalmente sua parceria de cartão com a corretora de criptomoedas em setembro.

A Mastercard foi procurada, mas se recusou a explicar o motivo da mudança. A Visa não respondeu aos pedidos de comentários.

A Binance está sob forte escrutínio de reguladores financeiros em todo o mundo, com a pressão se intensificando em meio à repressão à indústria cripto após uma série de quebras (de players do setor) e escândalos no ano passado.

A empresa e o seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao, foram processados pela Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) por violarem as regras de valores mobiliários.

A exchange e seu proprietário também respondem a uma ação movida pela Commodity and Futures Trade Commission (CFTC, a agência reguladora que supervisiona o mercado de derivativos do país) por se esquivarem às regras para permitir o acesso dos utilizadores americanos à corretora.

Continua depois da publicidade

A Binance contestou as acusações.

Isolamento

As ações da Visa e da Mastercard são o mais recente golpe no esforço da Binance para entrar no mercado convencional, e ocorrem num momento em que a exchange se encontra cada vez mais isolada do sistema financeiro tradicional.

A Binance foi isolada do sistema bancário dos EUA em fevereiro e perdeu a capacidade de aceitar algumas transferências bancárias na Austrália em maio.

Continua depois da publicidade

Mais recentemente, a corretora cripto decidiu encerrar um produto de um ano chamado Binance Connect, que permitia às empresas aceitar criptoativos por meio de Visa e Mastercard. O seu parceiro bancário na Europa deverá parar de fornecer apoio em setembro.

O Binance Card, lançado como parte de um esforço para incentivar a adoção de criptomoedas de forma mais ampla, permite que os consumidores da exchange de criptomoedas paguem despesas diárias básicas com seus fundos em criptos. O programa Binance Visa Card foi lançado em setembro de 2020.

A decisão da Mastercard afetará todos os quatro programas de cartões de marca conjunta com a Binance na Argentina, Brasil, Colômbia e Bahrein, a partir de 22 de setembro, disse a gigante dos cartões de crédito em um comunicado enviado por e-mail.

Continua depois da publicidade

A Binance disse em um post na rede social X (antigo Twitter) que menos de 1% dos usuários na América Latina e no Oriente Médio serão impactados pela decisão. Falou também que as contas da Binance em todo o mundo não serão afetadas.

A Mastercard disse que não há impacto em nenhum outro programa de cartão cripto. O período de liquidação permitirá que os titulares dos cartões convertam quaisquer ativos em suas carteiras na Binance, afirmou.

© 2023 Bloomberg L.P.