Publicidade
SÃO PAULO – Desde o dia 31 de abril muitos aficionados por seriados estão acompanhando a 3ª temporada de Guerra dos Tronos (Game of Thrones), que conta com uma megaprodução do canal televisivo HBO. Pensando no sucesso da série, o site The Motley Fool fez uma brincadeira, apontando em quais ações alguns dos personagens investiriam.
Confira onde o rei Joffrey e alguns de seus cidadãos mais ilustres aplicariam, caso houvesse um mercado de ações na terra da idade média:
Petyr Baelish – Por ser o Mestre da Moeda, algo similar ao nosso Ministro da Fazenda, no conselho de Porto Real, ele está no controle das finanças do reino. E enquanto a família Lannister tem um vasto portfólio em ouro, as despesas do reino são muitas. Sendo assim, Baelish investiria em um grande banco de investimentos como o Goldman Sachs. Além de ser uma instituição que oferece diversos serviços, ela sempre lucra, independentemente do que ocorre na economia ou no mercado de ações.
Não perca a oportunidade!
Joffrey Baratheon – Considerando que ele é um rei de apenas 17 anos, não surpreenderia se ele investisse em uma ação de empresa que fabrica jogos, como a Zynga. A companhia viu diversos executivos saírem e o preço de suas ações caírem, assim como acontece no reinado de Joffrey que tem sido cada vez mais penalizado pela sua gestão.
Cersei Lannister – A rainha e mãe de Joffrey, com toda sua pompa, iria apreciar investir uma empresa que tem em seu comando uma mulher, como acontece no Yahoo! com Marissa Mayer. Focada em reestruturar a empresa, a empresária têm mudado a cultura interna da companhia com rédea curta, atitude que Cersei aprecia.
Tyrion Lannister – É muitas vezes subestimado por aqueles que o cercam, devido ao seu tamanho e sua aparência. Sendo assim, ele sabe o valor que tem construir um inteligente networking por todo Porto Real, o que o levaria a ação da rede social LinkedIn, que muitas vezes fica na sombra do gigante Facebook, que poderia ser representado por seu irmão, Jaime Lannister.
Continua depois da publicidade
Robb Stark – Depois de perder o pai, Ned Stark, Robb tem tentado provar seu valor e seguir os passos dele. Enquanto tenta aprimorar seus conhecimentos no campo de batalha, seu pai o ensinou valiosas lições sobre liderança e dever. A mesma missão tem Tim Cook, sucessor de Steve Jobs, que deve mostrar que consegue manter o mesmo ritmo de inovação e crescimento no comando da Apple. Por isso, a maçã mordida seria a escolha de Robb.
Jon Snow – Como um cavaleiro da Patrulha da Noite, Jon Snow deve proteger a Muralha. Embora alguns acreditem que ele não saiba muito, Snow sabe que o inverno está chegando e que ele com vem algo aterrorizante. Sendo assim, ele compraria a ação da Catterpillar que trabalha com infraestrutura e construções, algo que ele conhece bem. Nesse caso, ele seguiria a mentalidade de Petyr Baelish ao comprar algo que é de sua rotina.
Danaerys Targaryen – Depois de passar por dificuldades e viver exilada, Daenerys se firmou como “Mãe dos dragões” e decidiu voltar para sua cidade natal, Westeros. Como alguém que procura a direção de sua casa, ela deveria investir em na ação da empresa Garmin, produtora de GPSs que cria, inclusive, roteiros pelo ar e pelo mar.
Varys – Varys demonstra seu poder através das teias de contatos que alimentam sua rede de informações. Ele as usa como uma maneira de obter vantagem, criando uma apólice de seguro para si mesmo. Além disso, o personagem cria diferentes alianças com pessoas chave dentro do reino. Sendo assim, ele investiria em uma holding de grande porte com participação em diversas empresas, como a Berkshire Hathaway de Warren Buffett.