Fundo 157: saiba se você está entre os beneficiários e como resgatar seu dinheiro

Segundo a CVM, 3 milhões de investidores não resgataram o fundo; quem pagou IR entre 1967 e 1981 ainda pode ter aplicações

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se você pagou imposto de renda entre 1967 e 1981, pode estar entre os cerca de 3 milhões de aplicadores que têm recursos aplicados em Fundos 157 há décadas.

Durante este período, a Receita Federal oferecia a possibilidade de investir uma parte dos vencimentos de seu IR em um fundo de ações, o Fundo 157. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cerca de R$ 500 milhões ainda estariam nos bancos aguardando resgate.

Saiba se você é um aplicador

Apenas quem pagou imposto de renda entre os anos de 1967 e 1981 pode ter recursos aplicados nos Fundos 157. Para saber se você é um deles, a CVM indica que o investidor consulte o site da autarquia – www.cvm.gov.br – busque a seção acesso rápido, clique no link Consulta Fundo 157 e digite seu CPF.

Caso seu nome apareça na tela, você pode ter dinheiro para resgatar, mas lembre-se que a instituição financeira na qual você aplicou na época pode não existir mais. Nestes casos, clique no link acima do nome para saber qual a atual custodiante do fundo.

Como resgatar o dinheiro?

Já sabendo o nome do seu custodiante atual, dirija-se até uma agência da instituição e solicite o resgate do fundo, lembrando-se de levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone). Os recursos podem ser disponibilizados em até cinco dias úteis.

Vale lembrar que a CVM não atualiza os dados de seus arquivos há alguns anos, portanto, caso o seu nome apareça no site e não tenha dinheiro para receber no banco, pode ser que você já tenha resgatado a aplicação há alguns anos.