FTX colapsou por “arrogância” e “ganância” dos executivos, diz nova administração

Corretora cripto entrou em colapso em novembro do ano passado

Bloomberg

(Andrey Rudakov/Bloomberg)
(Andrey Rudakov/Bloomberg)

Publicidade

A falida exchange cripto FTX carecia de controles financeiros e contábeis fundamentais, reprimiu a dissidência dentro da empresa e brincou internamente sobre sua tendência de perder milhões de dólares em ativos, de acordo com um relatório feito pela nova direção da corretora.

O documento é o primeiro divulgado pela nova administração da FTX desde que o império de ativos digitais de Sam Bankman-Fried rapidamente entrou em falência em novembro, com bilhões de dólares em fundos de clientes perdidos.

Na raiz do colapso da FTX tinha “arrogância, incompetência e ganância” por parte de Bankman-Fried e altos executivos, incluindo o ex-diretor de engenharia Nishad Singh e o ex-diretor de tecnologia Gary Wang, disse o relatório.

Continua depois da publicidade

“Apesar da imagem pública de um negócio responsável, o FTX Group era controlado de perto por um pequeno grupo de indivíduos que mostravam pouco interesse em instituir uma supervisão ou estrutura de controle apropriada”, disse o documento.

“Esses indivíduos sufocaram dissidências, misturaram e usaram indevidamente fundos corporativos e de clientes, mentiram para terceiros sobre seus negócios, brincaram internamente sobre sua tendência de perder milhões de dólares em ativos e, assim, causaram o colapso do FTX Group tão rapidamente quanto a empresa cresceu”, disse o relatório.

Quando a FTX entrou com o pedido de falência, a empresa nem sequer tinha uma lista completa de quem eram seus funcionários, de acordo com o material.

Continua depois da publicidade

“Estamos divulgando o primeiro relatório com o espírito de transparência que prometemos desde o início do processo”, disse John J. Ray III, novo CEO e diretor de reestruturação da FTX, em comunicado à imprensa.

Leia mais:

Apesar de ter enormes volumes de transações e ativos de bilhões de dólares, a FTX não tinha “controles financeiros e contábeis fundamentais”. A reconstrução dos balanços dos devedores, ainda segundo o relatório, “é um exercício contínuo, de baixo para cima, que continua a exigir um esforço significativo dos profissionais”.

Continua depois da publicidade

Ativos digitais no valor de mais de US$ 1,4 bilhão foram recuperados e protegidos em cold wallets (carteiras cripto desconectadas da internet), segundo o relatório. O material ainda acrescentou que um adicional de US$ 1,7 bilhão foi identificado e está em processo de recuperação.

A nova diretoria falou também que revisou mais de 1 milhão de documentos e analisou os registros financeiros e dispositivos eletrônicos disponíveis da empresa de criptomoedas, além de entrevistar 19 funcionários enquanto montava o relatório geral sobre as falhas de controle da FTX.

Bankman-Fried enfrentará julgamento em outubro depois de se declarar inocente das acusações de fraude e de financiamento de campanha (crime federal que trata do envio de relatórios falsos).

Continua depois da publicidade

Singh se declarou culpado de fraude em fevereiro, como parte de um acordo de cooperação com os promotores. Wang e Caroline Ellison se declararam culpados no ano passado de acusações relacionadas a seus cargos na FTX e na Alameda Research, empresa-irmã da exchange, e estão contribuindo com o governo.

2023 Bloomberg LP.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia

Tópicos relacionados