FII sinaliza manutenção de dividendos mesmo após saída de inquilinos como GPA, Carrefour e Magalu

Taxa de vacância do BRCO11, um dos FIIs mais recomendados do mercado, pode sair de zero para 16% com devoluções

Wellington Carvalho

Publicidade

A rescisão de contrato com quatro locatários nos últimos meses não deve alterar a projeção de distribuição de rendimentos do Bresco Logística (BRCO11), que aposta na qualidade do portfólio para a manutenção do atual volume de dividendos.

Rafael Fonseca, gestor do fundo, falou sobre o tema na edição desta semana do Liga de FIIs, apresentado por Maria Fernanda Violatti, chefe de análise de fundos listados do Research da XP, Thiago Otuki, economista do Clube FII, e Wellington Carvalho, repórter do InfoMoney.

Na semana passada, a TW Transportes e Logística – inquilina do BRCO11 – decidiu rescindir o contrato de locação do galpão que ocupa em Canoas (RS). Foi a quarta empresa que manifestou intenção de interromper o vínculo com a carteira de julho para cá.

Continua depois da publicidade

Fonseca lembra que o fundo já passou por momentos como o atual e conseguiu a rápida reposição dos locatários justamente pela qualidade dos imóveis da carteira – ou seja, de alto padrão construtivo e com boa localização.

Além da característica do portfólio, ele reforça que a interrupção dos contratos exige o cumprimento de aviso prévio e indenizações, fatores que dão uma camada a mais de segurança para o fundo e previsibilidade na distribuição de dividendos.

“Nosso plano é conseguir estabilizar o portfólio [substituir os locatários] dentro do prazo de aviso prévio e indenizações”, explicou o gestor. “Mesmo se tiver uma certa vacância no portfólio por um período curto, de alguns meses, conseguimos manter toda esta distribuição que a gente vem realizando”, projeta.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Fonseca, o Bresco Logística – um dos FIIs mais recomendados do mercado – conta com o lucro gerado na venda de ativos para manter o atual patamar de dividendos

Em outubro, o BRCO11 pagou R$ 0,90 por cota, montante equivalente a um dividend yield (taxa de retorno com dividendos) de 0,73%. Em 12 meses, o percentual está em 8,28%.

O rendimento do mês passado está em linha com a projeção do fundo divulgada em abril – que sinalizava para um aumento de aproximadamente 40% no volume de dividendos ao longo de 2023.

Continua depois da publicidade

Fonte: FII BRCO11

Antes da TW Logística, Magazine Luiza (MGLU3), Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3) – também conhecida como Grupo Pão de Açúcar (GPA) e o Grupo Carrefour (CRFB3) comunicaram o BRCO11 sobre a intenção de devolver dos espaços locados.

Analistas estimam que a taxa de vacância do fundo, que está zerada atualmente, pode superar 16% com as devoluções.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Expectativa para segmento de logística é positiva

Se depender da expectativa para o segmento logístico, os mais de 118 mil cotistas do BRCO11 podem ficar ainda mais tranquilos em relação à substituição de locatários do portfólio do fundo – e, consequentemente, dos rendimentos.

“Esperamos a manutenção do baixo nível de vacância dos imóveis e do atual volume de dividendos pagos atualmente, com ganhos graduais com o reajuste dos aluguéis pela inflação passada”, afirma Maria Fernanda, em relatório sobre o setor. “Esperamos, em particular, uma maior resiliência de ativos localizados em rodovias próximas à região metropolitana de São Paulo e outros importantes centros consumidores”, afirma.

Nos últimos 12 meses, os fundos de logística apresentaram valorização média de 17%, aponta o relatório assinado por Maria Fernanda. O desempenho é superior aos 11% do Ifix – índice dos FIIs mais negociados no mercado.

Continua depois da publicidade

De acordo com o documento, essa classe de fundo imobiliário negocia atualmente com um desconto de 2% em relação ao valor patrimonial – espécie de preço justo.

Em termos de distribuição de rendimentos, acrescenta o texto, o segmento de logística apresenta um dividend yield médio de 9,0% nos últimos 12 meses.

Confira mais informações sobre o estudo e a entrevista completa com Rafael Fonseca na edição desta semana do Liga de FIIs. Produzido pelo InfoMoney, o programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.