Enquete: investidores estão insatisfeitos com a condução das próprias aplicações

"As pessoas têm noção de que há um problema, mas não fazem grande esforço para mudar", diz Antonio De Julio, da MoneyFit

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Os investidores não parecem muito satisfeitos com a maneira que conduzem as próprias aplicações financeiras. De acordo com avaliação do portal InfoMoney, quase um quinto (17%) dos leitores deram nota zero para a maneira com que conduzem os seus investimentos atualmente.

Para o especialista em finanças pessoais da MoneyFit, Antonio De Julio, este resultado mostra que as pessoas têm noção de que há um problema, mas em muitos casos não fazem grande esforço para mudar. “Você sabe que está fazendo alguma coisa errada, mas não cuida para que ela melhore”, aponta.

De acordo com ele, para investir da maneira correta é preciso um pouco de dedicação e de educação financeira. “As pessoas costumam ter um pouco de preguiça quando o assunto é dinheiro. Por isso tanta gente investe na poupança enquanto há outras aplicações mais rentáveis. É importante ler, se informar para tomar as decisões corretas”, afirma De Julio, aconselhando que os investidores dediquem ao menos 15 minutos diários para adquirir conhecimento e informação sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Condução “mediana”
Uma parte dos leitores considera que conduzem os investimentos de maneira “mediana”. De acordo com a enquete, 17% deram nota 5 para a condução das próprias aplicações financeiras. Já 14% deram nota 7, 12% nota 6, 9% nota 8 e 7% nota 10 – mesmo percentual que deu nota 4 à própria carteira.

Por fim, 5% deram nota 2 para a maneira como lidam com os investimentos, 4% nota 9 e 3% nota 1, conforme a tabela a seguir:

Que nota você dá à forma que conduz seus investimentos hoje?
Nota %
                 0                               17%
                 1                               3%
                 2                               5%
                 3                               6%

                 4

                              7%
                 5                               17%
                 6                               12%
                 7                               14%
                 8                               9%
                 9                               4%
                10                               7%
Fonte: Enquete InfoMoney realizada com 1.254 usuários;
O resultado não tem valor de amostragem científica

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip