Desenvolvedores do Ethereum confirmam data para próxima grande atualização

Inicialmente aguardada para março, mudança será realizada em meados de abril

Equipe InfoMoney

(Dall-E/CoinDesk)
(Dall-E/CoinDesk)

Publicidade

A próxima grande atualização de software da Ethereum, que pode tornar a maior plataforma comercial de criptomoedas mais atraente para investidores e desenvolvedores, ocorrerá por volta de 12 de abril, confirmaram os desenvolvedores por trás do projeto nesta quinta-feira (16)

Chamada de “Shanghai”, a mudança permitirá que investidores que fizeram staking de seus tokens ETH para participar do sistema de validação da blockchain Ethereum possam resgatá-los. Atualmente, cerca de 17,5 milhões de ETH estão travados no protocolo, no valor de cerca de US$ 29 bilhões a preços atuais, e não podem ser acessados. As moedas, no entanto, seguem gerando rendimento para os proprietários.

Os desenvolvedores de software da Ethereum trabalham na versão Shanghai há meses e finalmente conseguiram definir a data após a implantação de um teste final de software no início desta semana. Os desenvolvedores confirmaram a data-alvo durante uma conferência realizada hoje.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

Assim que for lançada, espera-se que a atualização Shanghai dê início a uma onda de resgates de ETH, mas que serão limitadas para garantir que a segurança da rede não seja afetada. A fila de saques pode levar semanas ou meses. No entanto, muitos investidores fazem staking por meio de plataformas de intermediação como a Lido, que já oferecem alguma liquidez para as moedas depositadas, o que pode atenuar os resgates.

“Duvido que veremos uma onda de saques para vender o ETH depositado”, disse Henry Elder, head de finanças descentralizadas da Wave Digital Assets. “Os usuários mais antigos, que estão sem liquidez, são geralmente os participantes mais comprometidos no ecossistema Ethereum”.

Ainda assim, Shanghai dará mais flexibilidade aos investidores que fazem staking de ETH – e pode potencialmente tornar a criptomoeda um investimento mais atraente.

Continua depois da publicidade

“Acho que pode haver alguma interrupção de curto prazo nos preços do ETH, à medida que o mercado tenta decifrar os dados de resgates, mas, em última análise, esse é um catalisador positivo”, disse Elder. “Permitir saques reduz o risco em torno do ETH”.

Desde que os usuários puderam começar a fazer staking, no final de 2020, o preço do Ethereum está em uma montanha-russa e quase dobrou. No entanto, muitos usuários que compraram o ETH no pico de mercado, no final de 2021, estão afundados em perdas e ainda não conseguem sacar as moedas depositadas.

O Ethereum passou pelo “Merge” – uma atualização de software para lançar a funcionalidade de staking na rede principal – em setembro.

Continua depois da publicidade

A atualização do Ethereum ocorrerá em meio a dúvidas entre investidores sobre o que acontecerá com a tecnologia diante de uma possível pressão regulatória nos Estados Unidos. Na quarta-feira (15), o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC), Gary Gensler, sugeriu mais uma vez que os tokens ligados a blockchains que usam staking, como o Ethereum, deveriam ser regulamentados como valores mobiliários.

(Com informações da Bloomberg)