Criptomoeda desconhecida dispara 350% após post de Lionel Messi

Craque promoveu em seu perfil no Instagram a memecoin Water (WATER)

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

O jogador argentino Lionel Messi promoveu na segunda-feira (8), em seu perfil no Instagram com 504 milhões de seguidores, uma criptomoeda desconhecida chamada Water (WATER). Duas horas após o post, o token subiu 350%.

Baseada na rede Solana (SOL), a Water afirma ser uma uma memecoin “completamente inútil, sem valor intrínseco ou expectativa de retorno financeiro”. O foco do ativo digital é apenas entreter, garante o projeto. Não há informações sobre os criadores.

Usuários chegaram a cogitar a possibilidade de o perfil do craque ter sido hackeado, algo que costuma ocorrer com celebridades. No entanto, o story sobre a memecoin não foi deletado e continua online até a manhã desta terça-feira (9). A equipe de Messi não fez comentários adicionais sobre a suposta parceria.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

Uma página ligada ao projeto alega que ele foi criado em conjunto com os idealizadores de outra memecoin chamada Beercoin (BEER), que experimentou bastante volatilidade em junho. A plataforma de análise de blockchain Bubblemaps disse no X que 30% do fornecimento da Water é controlado por pessoas internas, o que gera sinais de alerta.

Nesta manhã, a memecoin chegou a ocupar a 10ª posição na lista de “Assuntos do Momento” do X, antigo Twitter, no Brasil. Alguns perfis publicam mensagens relacionando o post de Lionel Messi ao projeto cripto a cada minuto. Outros usuários, no entanto, fazem alertas para os seguidores.

“Messi acabou de fazer uma publicação patrocinada e divulgou uma memecoin ilíquida de capitalização de mercado de US$ 25 milhões que um grupo fraudulento de Dubai criou para seus 500 milhões de seguidores no Instagram. Droga, esse homem costumava ser meu GOAT (abreviatura em inglês para a expressão ‘maior de todos os tempos’”, escreveu um perfil no X identificado como Golden Deged. Ele não forneceu provas.

Continua depois da publicidade

Messi e cripto

Messi já fez parcerias com projetos cripto antes. Em 2022, o atleta assinou um acordo de US$ 20 milhões para promover a Socios.com, uma blockchain para lançamento de fan tokens (criptos ligadas a clubes). No final daquele ano, ele ainda participou de uma ação da corretora de criptomoedas Bitget.

No ano passado, o craque também virou embaixador da Planet, um projeto que usa a tecnologia blockchain para financiar organizações autônomas descentralizadas (DAOs, na sigla em inglês) que atuam com pautas sociais e de sustentabilidade. A parceria resultou na fabricação de uma réplica da chuteira do jogador.