Criador do Bitcoin é canadense e está vivo, sugere documentário da HBO; veja quem é

O suposto criador da maior criptomoeda do mundo disse que a sugestão da emissora é "ridícula"

Bloomberg

Publicidade

O novo documentário da HBO sobre as origens do Bitcoin (BTC) sugere que Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador da criptomoeda, é provavelmente o desenvolvedor de software canadense Peter Todd.

Chamado de “Money Electric: The Bitcoin Mystery”, a produção de 100 minutos lançada na terça-feira (8) reúne entrevistas com várias pessoas que estiveram envolvidas com o Bitcoin desde o início, incluindo o candidato de longa data a Satoshi Adam Back, o investidor Roger Ver, o empresário do setor cripto Samson Mow e Todd.

O criador do documentário, Cullen Hoback, usou evidências circunstanciais, como publicações no fórum Bitcoiner, para adivinhar que Todd é Satoshi Nakamoto. Quando confrontado, Todd ignorou a ideia e chamou a sugestão de “ridícula”. Como várias pessoas no documentário, Todd disse “eu sou Satoshi Nakamoto”, enquanto aparentemente ria da ideia.

Continua depois da publicidade

Quem exatamente é Satoshi Nakamoto — uma pessoa ou um grupo — tem sido objeto de muita especulação desde o lançamento do Bitcoin em janeiro de 2009. Desde então, a criptomoeda explodiu no mainstream, terminando nos books de empresas como a MicroStrategy e em ETFs (fundos negociados em bolsa) dos EUA, detendo bilhões de dólares em tokens.

(Foto: Divulgação/HBO)

Ao longo dos anos, várias publicações tentaram descobrir quem é Satoshi Nakamoto. Em 2014, a Newsweek alegou que ele era o físico Dorian Nakamoto, mas ele negou. Em 2015, o New York Times apontou o dedo para o cientista da computação Nick Szabo. O australiano Craig Wright também já se autoproclamou Satoshi Nakamoto, até que um juiz do Reino Unido decidiu que ele não é o criador do Bitcoin.

Todd é listado como consultor de criptografia aplicada na plataforma de desenvolvedores GitHub, que diz que ele está baseado em Toronto. Um perfil do LinkedIn para alguém com o mesmo nome mostra que ele é o “chefe pessimista” do provedor de segurança de Bitcoin Coinkite, o cientista-chefe no serviço de carteira anônima Dark Wallet e o cientista-chefe no projeto Mastercoin. Ele se formou em Artes e Mídia Integrada pela Universidade OCAD, em 2011, de acordo com o perfil do LinkedIn.

Continua depois da publicidade

O whitepaper (guia) descrevendo o Bitcoin foi lançado em 2008, enquanto a rede Bitcoin entrou em operação em 2009. Todd tem sido apontado como um possível Satoshi Nakamoto há anos.

Embora Nakamoto não seja mais visto desde 2011, ele ou eles continuam sendo importantes. As carteiras do criador do BTC contêm pouco mais de 1 milhão de unidades da criptomoeda, o equivalente a cerca de US$ 62,4 bilhões na cotação atual. Qualquer movimento dele, portanto, pode derrubar o preço do ativo – mas os tokens não se mexem há muitos anos.

A identidade do criador também pode ter um impacto profundo na disposição de governos e corporações de continuar a adotar a maior criptomoeda do mundo.

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.