CPI das pirâmides deve votar relatório nesta segunda-feira

Nos bastidores, cresce a expectativa de que a 123Milhas ganhe destaque no texto

Equipe InfoMoney

Deputado Ricardo Silva, do PSD de São Paulo (Câmara dos Deputados)
Deputado Ricardo Silva, do PSD de São Paulo (Câmara dos Deputados)

Publicidade

Está programada para a tarde desta segunda-feira (9) a votação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, na Câmara dos Deputados.

O texto do relator, o deputado Ricardo Silva (PSD-SP), ainda não foi divulgado. O prazo para o encerramento dos trabalhos vai até a próxima quarta-feira (11).

Em entrevista ao InfoMoney antes da instalação da CPI, o presidente da Comissão, o deputado Áureo Ribeiro (PSD-RJ), disse que um dos objetivos da Comissão seria propor a criação de um fundo para amparar vítimas de pirâmides financeiras.

A votação está marcada para as 17 horas.

Instalada em junho, a CPI começou investigando pirâmides financeiras que usam criptomoedas para atrair vítimas, como os esquemas da Rental Coins (do “Faraó do Bitcoin”), Atlas Quantum, Braiscompany e 18K Ronaldinho, que teve envolvimento do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

Aos poucos, porém, os parlamentares foram ampliando o escopo do trabalho, e também se debruçaram sobre os problemas com a 123Milhas, que suspendeu a emissão de bilhetes em agosto, por entenderem que a atuação da empresa se assemelha aos casos de pirâmides financeiras.

Continua depois da publicidade

Nos bastidores, cresce a expectativa de que, dados os últimos acontecimentos, a 123Milhas ganhe destaque no relatório da CPI.

Leia mais: