Conheça a equipe por trás de Warren Buffett

Conheça a equipe responsável pelas aquisições e decisões do magnata do mercado acionário

Publicidade

SÃO PAULO – Grande parte dos investidores já ouviu falar de Warren Buffett e de suas façanhas milionárias, como a aquisição da fabricante norte-americana de alimentos Heinz, em parceria com o grupo 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann. No entanto, como em qualquer marca vencedora, há um time por trás de todas as movimentações que mantém a empresa em um alto patamar.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Por isso, o InfoMoney foi atrás dos nomes da equipe da Berkshire Hathaway, companhia de Buffett. Veja abaixo quem faz parte da diretoria executiva da companhia e do conselho de administração (os nomes foram retirados com base no relatório de fechamento de 2012):

Não perca a oportunidade!

Charles Munger
Chamado por Buffett de “parceiro”, Charles Munger foi presidente da Wesco Financial Corporation de 1984 a 2011, sendo que cerca de 80% da empresa era da Berkshire Hathaway durante esse período. Munger também é presidente do Daily Journal Corporation, em Los Angeles (Califórnia) e diretor da Costco Wholesale Corporation. Atualmente, é vice-presidente da Berkshire e participa do conselho de administração. 

Marc Hamburg 
É o vice-presidente sênior da Berkshire Hathaway desde 1992 e também atua como diretor financeiro na empresa (CFO). Além disso, Hamburg é diretor das companhias Lubrizol Corporation, desde 2011, e da MidAmerican Holdings Company, desde 2000. As duas empresas foram adquirudas pela Berkshire Hathaway.

Sharon Heck
Trabalhou durante 11 anos na empresa Ernst & Young e hoje atua como vice-presidente da Berkshire Hathaway.

Continua depois da publicidade

Daniel Jaksich
Jaksich exerce três funções dentro da companhia: é controlador, diretor de contabilidade e vice-presidente.

Mark Millard
Exerce a função de diretor de ativos financeiros da empresa.

Kerby Ham
É o tesoureiro da Berkshire Hathaway.

Forrest Krutter
Após se formar em direito, Krutter se tornou conselheiro anti-trust da Union Pacific Railroad, onde ficou durante 8 anos. Em 1986 foi lhe oferecida uma vaga em sua empresa atual, a Berkshire Hathaway, na qual atua como secretário.

Rebecca Amick
É responsável pela área de auditoria interna desde 1996, ocupando o posto de diretora.

Além dessa equipe, a Berkshire conta com um conselho de administração formado por diferentes profissionais com históricos bastante diferentes entre si.

Continua depois da publicidade

Veja quem faz parte do conselho de administração da Berkshire Hathaway

Howard Buffett 
É o filho mais velho de Warren Buffett e de 1989 a 1992 foi comissário do condado de Douglas County, em Nebraska. Já passou pela empresa Archer Daniels Midland Company como diretor e foi presidente do conselho de administração do Grupo GSI até 2001. No ano seguinte se tornou presidente da Lindsay Corporation, cargo que ocupou durante 1 ano. Atualmente, Howard Buffett é diretor da Coca-Cola, presidente das fazendas Buffett e possível sucessor de seu pai no posto de presidente da Berkshire Hathaway.

Stephen Burke 
Em 1996 entrou na Walt Disney Company aonde ajudou a fundar as lojas da Disney, sendo transferido em 1992 para a Eurodisney, ocupando o cargo de presidente e diretor de operações. Mais tarde, em 1998, entrou para a Comcast como presidente do segmento de cabos, ajudando a torna-la a maior companhia do setor. Atualmente, Burke atua no conselho de administração da NBCUniversal, da JP Morgan e da Berkshire Hathaway.

Continua depois da publicidade

Susan Decker 
Antes de ocupar o cargo de presidente da empresa Yahoo! durante 1 ano (de 2007 a 2008), Susan trabalhou durante 14 anos na companhia Donaldson, Lufkin & Jenrette. Recentemente, ela atuou como diretora global de pesquisa de ações que envolvia U$ 300 milhões.

William Gates III 
Mais conhecido como Bill Gates, o magnata fundou junto com Paul Allen a empresa Microsoft, a maior companhia de software do mundo. Em 2000, criou junto de sua esposa, Melissa Gates, a Fundação que leva seus nomes e que tem como finalidade a pesquisa da AIDS e outras doenças que permeiam, principalmente, países em desenvolvimento.

David Gottesman 
O bilionário que fundou a consultoria de investimento First Manhattan em 1964, se tornou amigo de Buffett dois anos antes e foi um dos primeiros investidores da Berkshire Hathaway.

Continua depois da publicidade

Charlotte Guyman 
Até julho de 1999, Charlotte foi gerente geral da Microsoft. Além disso, também já foi presidente do conselho de administração da UW Medicine. E desde 2003, ocupa o cargo de diretora da Berkshire Hathaway.

Donald Keough 
De 1981 à 1993 Keough ocupou o cargo de diretor de operações da Coca-Cola, e em seu último ano foi eleito presidente do conselho do banco de investimento Allen & Company. Antes dessas experiências, Keough atuou como presidente da Columbia Pictures Inc., antes de ser vendida para a empresa Sony Inc.

Thomas Murphy 
Juntamente de seu colega, Daniel Burke, Murphy adquiriu o American Broadcasting Company, em 1986 por U$ 3,5 bilhões, formando, posteriormente, a empresa Capital Cities/ABC. Foi presidente da empresa até 1996.

Continua depois da publicidade

Ronald Olson 
Advogado e sócio da empresa Munger, Tolles & Olson, Olson já representou o conselho de administração da Yahoo! durante a proposta de aquisição da companhia pela Microsoft. Atualmente, Olson é diretor na Berkshire Hathaway, Edison International, City National Corporation, The Washington Post Company e Western Asset Trusts.

Walter Scott Jr. 
Formado em engenharia civil, Scott já foi o CEO da empresa Peter Kiewit Son’s Incorporated. Amigo de infância de Buffett, ele também é membro do conselho da Berkshire Hathaway. Adicionalmente, Scott também faz parte do conselho de outras companhias como: Burlington Resources, Commonwealth Telephone Enterprises, Level 3 Communications Inc, MidAmerican Energy Holdings, RNC Corporations, Valmont Industries e Peter Kiewit Son’s Inc.