Comitê de educação da CVM lança livro sobre o mercado de capitais

O livro Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro aborda uma perspectiva educacional e as principais características do mercado de capitais no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – O livro Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, lançado nesta sexta-feira pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em evento na sede da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em São Paulo, aborda uma perspectiva educacional e as principais características do mercado de capitais no Brasil.

Neste trabalho, o comitê, junto do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), desenvolveu a iniciativa a partir da experiência acumulada em edições do Programa TOP (Treinamento de Professores), que desde 2006 oferece atualização em mercado de capitais e professores que lecionem disciplinas relacionadas a este mercado, de acordo com informações do release à imprensa entregue no evento.

O livro, que aborda o Sistema Financeiro Nacional, os Valores Mobiliários, os Fundos de Investimento, as Companhias Abertas, a Governança Corporativa, as Relações com Investidores, a Bolsa de Valores e Funcionamento do Mercado, a Oferta Pública, os Derivativos e a Análise de Investimento, será distribuído gratuitamente na internet por meio do Portal do Investidor (www.portaldoinvestidor.gov.br) e da página da CVM (www.cvm.gov.br), sendo acessível ao público em geral.

Continua depois da publicidade

Palavra dos presidentes
“Esse é um dos casos onde todos ganham, já que esse comitê permite que troquemos experiências. A sinergia dessa troca faz um trabalho melhor e evita os esforços individuais que se perdem no meio do caminho. Ajudar os brasileiros a conquistar uma relação muito boa com o dinheiro é a nossa missão, está sempre na nossa agenda, alias, é a agenda prioritária da Anbima dentro do nosso planejamento estratégico”, afirmou a presidente da Anbima, Denise Pavarina.

“Atualmente, isso é bastante desafiador, considerando as mudanças que a gente está enfrentando no cenário macroeconômico, no sentido de que nós vamos ter que ajudar a população e os investidores a olhar diferente para os seus investimentos e mudar a relação com esses investimentos. A partir de agora nós iremos ter que introduzir os conceitos que a gente conhece tão bem para pessoas que não vivem o nosso dia-a-dia”, completou.

De acordo com o presidente da CVM, Leonardo Pereira, “a educação financeira agora vai ser um dos pilares da Comissão de Valores Mobiliários”. “O objetivo do TOP é utilizar o professor como multiplicador dos conhecimentos sobre os mercados de capitais”, afirmou.

Formação do Comitê
O Comitê Consultivo de Educação da CVM é composto pela Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Associação Nacional de Corretora e Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários (ANCORD), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional), Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).