Canais de atendimento são fundamentais para usuários de Home Broker

Entre as formas de contato do cliente do home broker com a corretora estão o chat (bate-papo), telefone e e-mail

Diego Lazzaris Borges

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SÃO PAULO – Comprar e vender ações de casa, do escritório, ou qualquer lugar com acesso à internet, por meio do home broker, não é novidade para a maior parte dos investidores do mercado acionário.

Entretanto, a facilidade proporcionada por este tipo de operação requer que a corretora disponibilize um canal de atendimento eficaz para os clientes, que proporcione atendimento imediato e suporte em caso de dúvidas e solicitações.

“A agilidade para obter a informação é muito importante e pode fazer a diferença em muitos casos”, afirma o diretor do Easynvest, Amerson Magalhães.

Chat
Entre as formas de atendimento, a maioria das corretoras disponibiliza para os clientes a ferramenta de “chat” (bate-papo). Com ela, o investidor pode tirar dúvidas, fazer questionamentos e obter informações de produtos e transações efetuadas.

“O chat é muito utilizado por conta do sigilo e da facilidade de acesso. Se o investidor está no escritório, por exemplo, e não quer falar ao telefone sobre investimentos e transações, ele acessa o chat de forma rápida e segura”, afirma a superintendente de varejo da Icap Brasil, Andrea Abreu.

Em muitas corretoras, o cliente tem acesso a duas formas de bate-papo. Uma com um atendente da corretora, para dúvidas sobre ordens enviadas e outros questionamentos. Na outra, o investidor pode falar diretamente com os analistas da instituição.

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Nesta opção, o cliente acessa um “bate papo” geral, com outros investidores da corretora, e faz questionamentos sobre as ações, tanto para analistas técnicos (que observam o movimento dos gráficos para decidir a compra e a venda) quanto fundamentalistas (que se preocupam com números e balanços da empresa).

“O que torna este tipo de ferramenta mais relevante é o compartilhamento da informação. Muitas vezes a pergunta que um investidor faz, leva a uma reflexão de outro investidor e gera outro tipo de duvida e ideia, é como um brainstorm, dúvida gerando informação, e vice-versa”, ressalta Magalhães.

“Em um bate papo como este, o investidor pode obter uma série de informações que vão ajudar não só naquela decisão, mas também análises que ele possa fazer posteriormente”, completa.

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Telefone e e-mail
Além do chat, as corretoras também disponibilizam acesso aos clientes por meio do telefone e e-mail. “Por telefone, o investidor também pode tirar dúvidas e obter alguma informação específica sobre uma transação efetuada”, afirma Andrea, da Icap.

Já o e-mail é mais usado para informações gerais e que não precisam ser respondidas em tempo real. “No caso das solicitações por e-mail, existe um prazo de até 48 horas para a resposta”, finaliza Andrea.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip