Publicidade
O megainvestidor Warren Buffett afirmou que seu sucessor, Greg Abel, terá a palavra final nas decisões de investimentos da Berkshire Hathaway quando o bilionário não estiver mais no comando. A afirmação foi feita durante a reunião anual de acionistas da companhia em Omaha, Nebraska, neste sábado (4).
Buffett declarou que pretende deixar a alocação de capital sob os cuidados de Greg, que respondeu a perguntas dos acionistas a seu lado. “E ele entende muito bem de negócios”, disse aos acionistas. “As somas cresceram tanto na Berkshire e não queremos tentar ter duas pessoas por perto que gerem bilhões cada. Simplesmente não funciona”, acrescentou, descartando uma possível divisão do cargo.
“Veremos como a próxima gestão jogará o jogo na Berkshire, [mas] felizmente você não terá que esperar muito por isso. Me sinto bem, mas conheço um pouco de tábua atuarial”, disse, brincando sobre as estimativas de expectativa de vida em seu país.
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Sem limite de idade para comandar
Ainda sobre sucessão no conglomerado, o “Oráculo de Omaha” declarou que “qualquer pessoa que queira se aposentar aos 65 anos seria desqualificada como potencial CEO da Berkshire”, afastando qualquer especulação de que seu substituto duraria pouco tempo no cargo.
Baixe um ebook gratuito que revela o método Warren Buffett de investir em ações
Abel, de 61 anos, é canadense e ocupa desde 2018 uma das vice-presidências da Berkshire Hathaway. Seu nome ganhou destaque a partir de 2021, quando o “Oráculo de Omaha”, como Buffett é conhecido, confirmou que Abel será seu sucessor na presidência da holding. Ainda não há uma data definida para essa transição ocorrer.
Continua depois da publicidade
Ausência de Murger e menção a sucessor
A ausência do “braço direito” de Buffett, Charlie Munger – falecido em outubro de 2023 –, foi sentida durante o evento. Ao finalizar um comentário sobre investimentos em energia, o lendário investidor disse: “Naturalmente, Charlie”, como fazia à espera de seu comentário. A menção levou a aplausos. Buffett queria, na verdade, passar a palavra para Abel, seu sucessor.
Acompanhe a cobertura do InfoMoney
O InfoMoney faz uma cobertura especial da conferência anual de acionistas da Berkshire Hathaway. Henrique Esteter, coordenador multiplataforma, acompanha o evento como enviado especial a Omaha, no estado americano de Nebraska. Às 18h, acompanhe a live sobre os pontos altos do encontro.
A reunião da Berkshire é diferente da maioria dos encontros com acionistas promovidos por outras empresas. De um lado, o dia é uma vitrine para as muitas companhias nas quais Buffett tem participação – elas montam estandes na CHI Health Center Arena, em Omaha, no estado de Nebraska, onde ocorre o evento.
Continua depois da publicidade
De outro, os participantes têm a chance real de fazer perguntas diretamente a Buffett – que será acompanhado no palco por Greg Abel, responsável pelas operações não relacionadas a seguros da Berkshire, e por Ajit Jain, que supervisiona especificamente os negócios de seguros. Os três podem responder até 60 perguntas durante a reunião.