BlackRock diz que as apostas para corte de juros pelo Fed em 0,5 ponto são exageradas

Os estrategistas da BlackRock esperam que o Fed reduza as taxas em 25 pontos-base na quarta-feira (18)

Bloomberg

Publicidade

Os estrategistas da BlackRock mudaram suas posições overweight (acima do peso, equivalente a apostar na alta) em títulos do Tesouro dos EUA para underweight (abaixo do peso, equivalente a apostar na queda), dizendo que a extensão dos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve que o mercado está esperando provavelmente não se concretizará.

Wei Li, estrategista-chefe de investimentos da gestora, disse que a especulação de que o Fed esperou muito tempo para afrouxar e agora será forçado a cortar em um ritmo acelerado para sustentar a economia é equivocada. Em entrevista à Bloomberg, ela disse que espera que o Fed reduza as taxas em 25 pontos-base na quarta-feira (18).

“Achamos que os mercados são um pouco excessivos em precificar a profundidade do ciclo de corte de taxas”, disse Li. “O ciclo de corte está começando, mas talvez não [de modo] tão profundo quanto os mercados parecem estar precificando.”

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

O rendimento do Treasury de dois anos, mais sensível à política monetária, foi negociado perto do menor nível desde setembro de 2022 nesta segunda-feira (16) – um rali que não agrada a Li.

A estrategista vê com mais interesse os títulos do Tesouro com vencimentos intermediários, na faixa de cinco a 10 anos, por causa dos rendimentos relativamente altos.

Os derivativos de dólar (swaps) vinculados à decisão do Fed na quarta-feira estão precificando mais de 50% de chance de um corte de 0,5 ponto percentual, depois de praticamente descontar totalmente essa possibilidade na semana passada.

Continua depois da publicidade

Os investidores esperam cerca de 118 pontos-base de cortes até o final de dezembro. Até o final de 2025, eles veem as taxas abaixo de 3%.

Embora Li reconheça que os riscos de recessão podem ter aumentado, ela disse que seu cenário base ainda é de desaceleração da economia dos EUA em vez de contração. Ao mesmo tempo, os formuladores de políticas continuam cautelosos com a inflação “persistente” em algumas partes da economia, disse ela.

“Estamos falando de uma média de criação de empregos de 164 mil nos últimos seis meses”, disse ela. “Este ainda é um ritmo bastante robusto.”

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.