Binance restabelece negociações após suspensão por falha técnica

Empresa diz ter identificado uma falha na plataforma com a funcionalidade de "trailing stop"

Paulo Barros

(Kanchanara/Unsplash)
(Kanchanara/Unsplash)

Publicidade

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, encerrou uma manutenção de emergência e restabeleceu negociações de criptomoedas às 11h, após suspensão iniciada na manhã desta sexta-feira (24). Depósitos também foram retomados, e saques retornam “logo”, disse a empresa em comunicado.

A paralisação não chegou a afetar os trades de futuros, que no Brasil já não são disponibilizados oficialmente por vedação de reguladores.

A empresa diz ter identificado um problema que afetou a funcionalidade de negociações.

“Estamos cientes de um problema que afeta a negociação à vista na Binance. No momento, todas as negociações à vista estão temporariamente suspensas enquanto trabalhamos para resolver isso o mais rápido possível”, afirmou a companhia em comunicado via Twitter pouco antes das 9h.

O Bitcoin (BTC) recuou rapidamente cerca de 1% logo após o anúncio, perdendo o nível de US$ 28.000, mas recuperou o patamar minutos depois.

Ao tentar utilizar o aplicativo da Binance, os preços das criptomoedas apareciam congelados e as ordens de compra ou venda não eram aceitas.

Continua depois da publicidade

Segundo o fundador e CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, a corretora identificou uma falha em uma ordem de stop, que interrompe uma negociação, do tipo “trailing”, classificada como ele como “estranha”.

“Análise preliminar indica que o mecanismo de correspondência encontrou um bug em uma ordem de trailing stop (estranho). Estamos recuperando”, disse também via Twitter.

Um stop do tipo trailing é uma ferramenta usada por traders para fechar uma posição usando como referência um percentual pré-definido: um stop de 10% para uma posição comprada, por exemplo, encerrará a negociação se o preço do ativo cair 10% do pico atingido após a compra. Já um stop comum fecha uma posição quando um valor específico do ativo é atingido.

Continua depois da publicidade

De acordo com Zhao, a falha encontrada podia afetar os fundos disponíveis para saque nas contas dos usuários, por isso as retiradas também foram suspensas como medida de prevenção.

Também como medida preventiva, a funcionalidade de stop do tipo trailing será “desativada por enquanto”, disse o executivo.

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas