Publicidade
SÃO PAULO – Uma das principais dúvidas de quem quer começar a investir na Bolsa de Valores é se há um valor mínimo para iniciar as aplicações e se esse montante é muito elevado. Para responder essa e outras perguntas, o programa “Be-a-bá da Bolsa”, da InfoMoneyTV, recebe Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney e analista responsável pela Carteira Recomendada InfoMoney.
No programa, Salomão, que também é professor do curso “Como Montar uma Carteira de Ações Vencedora“, respondeu perguntas de leitores enviadas por e-mail (duvidaimtv@infomoney.com.br) e pelo Facebook:
Veja outras perguntas respondidas no programa desta quarta-feira (27):
- – Estou com 60 mil em ações. Sou iniciante e sinto uma instabilidade no mercado. Pensando em vender tudo e ficar de fora de ações no curto prazo. Pode me dar um conselho?
- – Existe algum site/ferramenta em que posso ver as noticias de empresas da Bolsa em tempo real? Por exemplo: interesse de compra, queda de ações, os motivos gerais que fazem com que a bolsa se movimente, etc.
- – Seria bom ter uma aula ensinando os termos técnicos, por exemplo: o que é stop simples, stop gain, stop loss, etc.
- – Tenho interesse em sair da renda fixa e começar a operar com renda variável. Gostaria de obter dicas de como percorrer esse caminho de operações na Bolsa até poder começar a operar com Day Trade e Swing Trade. Gostaria muito de ter uma espécie de guia, de como percorrer do zero até poder ter a segurança na operação, inclusive saber como configurar o home broker para estes fins.
- – Uma dúvida sobre imposto de renda de ações: digamos que eu tenha comprado ações há alguns meses da JBS e neste mês eu tenha tentado fazer uma grana no daytrade, apostando na baixa. Vendi 14.000 ações da JBS de manhã e comprei 14.000 à tarde, mas infelizmente acabei apurando prejuízo. Devo considerar essa operação de daytrade separada daquela transação de alguns meses atrás ou devo recolher imposto da transação tendo como valor inicial da ação aquele de meses atrás?
O programa vai ao ar ao vivo todas as quartas-feiras a partir das 10h45 (horário de Brasília), com apresentação de Weruska Goeking, repórter do InfoMoney. A transmissão é feita na página do Facebook do InfoMoney e na InfoMoney TV e pode ser vista no vídeo acima.
Sobre o programa
O programa estreou há apenas uma semana e surgiu como uma resposta a demanda dos leitores que, sempre em busca de mais aprendizado sobre investimentos, enviam mensagens via e-mail ou redes sociais com dúvidas sobre como dar os primeiros passos no fascinante mundo da renda variável.
“Com a bolsa atingindo máximas históricas, é normal que o assunto comece a atrair mais pessoas não tão familiarizadas ao tema. Tenho recebido uma série de perguntas até mesmo de amigos e conhecidos que nunca foram amantes do mercado financeiro. Acho que este programa vai ao encontro desses ‘novos investidores'”, afirma Salomão.
Continua depois da publicidade
Como o próprio nome do programa sugere, a intenção do “Be-a-bá da Bolsa” é dar orientações para quem está começando a investir em ações, especialmente para aqueles que se animaram com a onda de otimismo recente.
“Apesar das oportunidades que existem, estes são os momentos mais ‘perigosos’ de entrar no mercado, por causa da ilusão gerada pelos ganhos rápidos e fáceis. O programa terá como foco desviar os investidores deste ‘canto da sereia’ e entender como realmente funciona a bolsa de valores”, avalia Salomão.