Publicidade
Um novo marco relacionado à sustentabilidade no país se deu em abril, quando a Aegea Saneamento levantou US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões) no mercado de capitais internacional em uma emissão de Bonds no formato de Sustainability-Linked Bonds (SLB), e cravou a primeira captação deste tipo entre as empresas do setor na América Latina. Essa modalidade de captação prevê o cumprimento de metas sustentáveis assumidas pela companhia emissora. A Aegea firmou três compromissos a serem alcançados até 2030.
Meta ambiental
Um dos compromissos é a meta de redução de 15% no consumo específico de energia no tratamento de água e esgoto, por meio de iniciativas previstas no Programa de Eficiência Energética. “Essa é uma importante iniciativa no pilar da sustentabilidade dos nossos negócios a longo prazo”, diz Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento*. Nenhuma empresa do setor assumiu meta ou compromisso formal desse tipo.
Metas de diversidade em cargos de liderança
Ao emitir o SLB, a empresa também contemplou metas de sustentabilidade social. Uma delas se traduz no compromisso de elevar a participação de talentos negros em cargos de liderança – de 17% para 27%. Trata-se de uma iniciativa inédita. A Aegea é a primeira companhia do país a emitir títulos de dívida atrelados à meta de diversidade racial em cargos de liderança.
O anúncio reforça o programa “Respeito Dá o Tom”, que a companhia promove desde 2017 com a intenção de incentivar equidade de oportunidades profissionais para colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos.
Continua depois da publicidade
O aumento da presença de mulheres em cargos de liderança também faz parte do compromisso assumido com a emissão do SLB, e prevê elevar, de 32% para 45%, a participação feminina nessas colocações.
A regra dos SLB prevê medição das metas em 2025 e, caso os compromissos não estejam sendo cumpridos, o título, que tem vencimento em 2029, poderá ter os juros de 6,75% ao ano acrescidos em até 0.25% a partir do pagamento do cupom em 2026.
Protagonismo em ESG
Continua depois da publicidade
O setor de saneamento tem os princípios ESG (sigla para Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português) intrinsecamente relacionados ao negócio. Portanto, quanto maior o compromisso das empresas, mais relevante é o impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida da população.
Para contribuir com esse processo, a Aegea persegue as melhores práticas de sustentabilidade e diretrizes ESG para agregar à sua gestão. Com objetivo de otimizar o uso dos recursos naturais, a companhia prioriza alavancar iniciativas que tragam impactos relevantes na operação.
Com mais de 21 milhões de clientes e atuação em 154 municípios, a empresa possui um amplo programa de Redução de Perdas de Água. Somente no ano passado, o programa possibilitou que cerca de 39 bilhões de litros fossem poupados, quantidade suficiente para abastecer 970 mil pessoas por 1 ano. “Isso reflete investimentos relevantes em tecnologias mais eficientes nos processos”, diz Casseb.
Continua depois da publicidade
O programa de Eficiência Energética, por sua vez, prevê otimizar a gestão de planejamento, orçamento e custos de energia. A iniciativa reflete em importantes mudanças, como o avanço gradual da utilização de energia renovável nas operações. Uma das estratégias para alavancar esse progresso é a geração própria de energia por meio de fontes alternativas – como solar e fotovoltaica – que têm menor impacto ambiental.
Mais informações sobre os programas de sustentabilidade da companhia podem ser acompanhadas no blog: https://aegea.blog.br/
You must be logged in to post a comment.