Ações de dividendos mais indicadas para outubro; Itaú entra e Petrobras perde reinado

A instituição financeira substitui a Vale (VALE3) na lista das favoritas, encabeçada agora pela Telefônica (VIVT3)

Wellington Carvalho

Publicidade

O Itaú Unibanco (ITUB4) é a principal novidade entre as ações de dividendos mais recomendadas para o mês de outubro. Os resultados da instituição financeira ao longo do ano chamaram a atenção dos analistas neste início de quatro trimestre.

Mensalmente, o InfoMoney compila as recomendações apresentadas por 10 corretoras. O estudo toma como base as indicações listadas nas sugestões de portfólios focados em dividendos.

Com um dividend yield (taxa de retorno com dividendos) de 18% nos últimos 12 meses, a Petrobras (PETR4) perdeu o posto de preferida do mercado para a Telefônica Brasil (VIVT3), que aparece com seis recomendações – contra cinco da estatal.

Na sequência, aparecem o Banco do Brasil (BBAS3) e Bradespar (BRAP4) também com cinco indicações. Confira a lista completa das mais recomendadas para outubro e os respectivos desempenhos em setembro, no ano e nos últimos 12 meses, além do dividend yield.

TickerRecomendaçõesVariação em setembro (%)Variação em 2024 (%)Variação em 12 meses (%)Dividend Yield
VIVT367,708,8636,304,08
BBAS35-2,715,1526,1610,67
BRAP453,85-16,610,8713,07
PETR45-8,539,7722,5218,38
CPLE64-2,30-1,1621,176,57
ITUB44-0,8212,8142,218,64
Fonte: Economatica, Rico, BTG Pactual, Terra Investimentos, BB Investimentos, XP, Genial, Planner, Santander, Itaú BBA e Ativa Investimentos

Itaú Unibanco (ITUB4)

Bruno Lima, do BTG Pactual, destaca os resultados e o crescimento da lucratividade do banco. Diante do desempenho, o analista vê “espaço para dividendos adicionais” da instituição financeira – que substitui a Vale (VALE3) na lista dos mais recomendados para outubro.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Telefônica Brasil (VIVT3)

“A principal tese de investimento está centrada na expansão da infraestrutura de fibra óptica, aliada à robusta geração de fluxo de caixa livre”, afirma Régis Chinchila, da Terra Investimentos. “[A combinação] se traduz em distribuição de dividendos atrativos ao longo de 2024”, projeta.

Banco do Brasil (BBAS3)

As ações do BB fazem parte da carteira recomendada da XP, que destaca que o desempenho do papel tem superado o da média do mercado. “Contudo, vemos um sentimento cada vez mais cauteloso em relação ao banco, em virtude de uma possível desaceleração da carteira Agro”, pondera Jennie Li, estrategista de ações da casa.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Bradespar (BRAP4)

Mario Roberto Mariante, da Planner, lembra que a empresa distribui proventos em base semestral. Por isso, “esperamos uma próxima distribuição de JCP em novembro, equivalente a R$ 1,35 por ação”, projeta. O retorno líquido estimado é de 5,7%.

Petrobras (PETR4)

A estatal também tem recomendação de compra pela XP, de Jennie Li, que justifica o desempenho negativo do papel em setembro com a queda no preço do petróleo. O dividend yield atual da Petrobras está em 18%, o maior entre as ações mais recomendadas para outubro.

Copel (CPLE6)

“Acreditamos que a Copel é uma combinação atraente de valuation barato e um perfil de baixo risco”, avalia Ricardo Peretti, analista da Santander Corretora. “Nosso modelo implica um dividend yield de 5,4% em 2024”, completa.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.