Publicidade
Em um semestre que terminou marcado pela interrupção dos cortes na taxa Selic, todos os produtos ligados a juros no mercado de derivativos da B3 registraram aumento de negociação em relação ao mesmo período do ano passado.
Dados da Bolsa mostram que foram negociados, em média, 6,126 milhões de contratos por dia (ADV) na modalidade de derivativos de juros, 24% a mais do que no mesmo período de 2023.
Derivativos são investimentos relacionados a algum ativo de referência. Eles podem ser físicos, como commodities (soja e petróleo), ou financeiros, como juros e dólar. A negociação de derivativos normalmente acontece por meio de contratos e é utilizada para proteção de carteira ou especulação.
Segundo a B3, o contrato com maior avanço em negociações foi o EDS (Exchange Defined Strategies), que registrou um aumento de 183% no ADV, passando de 79 mil para mais de 225 mil contratos negociados diariamente.
Lançado em maio de 2022, o produto é uma combinação de dois vencimentos diferentes de um contrato para quem quer negociar estratégias da curva de juros brasileira. A Bolsa afirma se tratar de “uma maneira mais eficiente de negociar estratégias nos contratos futuros de DI”, com possibilidade de reduzir custos.
Futuro de DI
Na sequência do EDS aparece o Futuro de DI, que viu suas negociações crescerem 15% na média diária do primeiro semestre, passando de 3,3 milhões de contratos para 3,8 milhões em um ano.
Continua depois da publicidade
Na Opção de Copom, produto que permite negociar a variação da taxa Selic meta, a média do número de contratos negociados por dia aumentou 66%, passando de 2,5 mil nos seis primeiros meses do ano passado para 4,2 mil contratos em 2024.
As Opções de IDI também cresceram no semestre. O ADV foi de 1,9 milhão de contratos, contra 1,4 milhão no mesmo período de 2023.
Por fim, o DAP (Futuro de Cupom IPCA), ferramenta de proteção contra flutuações da taxa de juro real brasileira, atingiu 68 mil de ADV no primeiro semestre, representando um crescimento de 27% em comparação aos 53 mil do mesmo período de 2023.