Publicidade
SÃO PAULO – Ler é uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento, independentemente da área em que você atue. No mercado financeiro, claro, não é diferente. E nada melhor do que aprender com quem realmente entende do assunto. Por isso, o InfoMoney selecionou alguns livros escritos por grandes investidores, que podem agregar à sua formação e melhorar suas aplicações no mercado financeiro.
Confira a lista com obras de 6 investidores:
Benjamin Graham -“O investidor inteligente”
Em sua mais famosa obra, o investidor Benjamin Graham ensina que o investidor inteligente deve conseguir combinar educação financeira, profundo conhecimento do mercado e uma visão de longo prazo para ganhar dinheiro na bolsa de valores.
Continua depois da publicidade
Considerada por Warren Buffett o melhor livro sobre investimentos já escrito, a obra inclui importantes lições sobre análise de fundamentos, e faz uma crítica aos especuladores do mercado.
Graham também escreveu o livro “A interpretação de demonstrações financeiras”, em que mostra como compreender e interpretar melhor as demonstrações financeiras de empresas.
Peter Lynch e John Rothchild – “O jeito Peter Lynch de investir”
Peter Lynch descreve como alcançou o sucesso no mercado financeiro e se tornou um dos principais gestores dos Estados Unidos. Na obra, Lynch ressalta que investidores amadores podem selecionar boas ações com a mesma competência dos especialistas e às vezes até melhor. Adicionalmente, ele ensina a diferenciar negócios com boas perspectivas e outros sem nenhuma, a partir da análise de relatórios financeiros, identificando os números que realmente importam.
Continua depois da publicidade
George Soros – “O novo paradigma para os mercados financeiros”
Nesta obra, Soros investiga as origens da crise de 2008 e argumenta que a única maneira de evitar um novo desastre econômico é através da exploração de uma nova estrutura de conceitos sobre o funcionamento dos mercados. O megainvestidor também aponta quais as consequências dessa crise de crédito para as nações e a economia global.
O megainvestidor também publicou outras obras como “Globalização”, “A era da insegurança”, “A bolha da supremacia americana”, “A crise do capitalismo” e “A era da falibilidade, consequências da guerra contra o terrorismo”.
Mohamed El-Erien – “Mercados em colisão”
Antes da eclosão da crise de 2008, a economia mundial já vinha mostrando sinais de modificações. Com previsões sobre futuros desenvolvimentos, o CEO da PIMCO (Pacific Investment Company), Mohamed El-Erien, ainda oferece uma análise dos acontecimentos recentes e mostra caminhos para o atual cenário econômico.
Continua depois da publicidade
Anthony Bolton – “Investing Against the Tide”
O investidor inglês, conhecido pela performance invejável à frente da gestão do fundo Fidelity, conta como administra o dinheiro na obra “Investing Against the Tide”, ou “Investindo contra a maré”, em tradução livre, e fala quais são os fatores que realmente importam ao selecionar uma ação: identificar bons gestores, como executar um portfólio, importância do investimento em valor, ler gráficos e como negociar com sucesso.
Philip Fischer – “Ações comuns, lucros extraordinários”
Baseado no conhecimento do investidor norte-americano Philip Fischer, o livro mostra ao leitor técnicas para avaliar uma ação, permitindo se envolver mais com os investimentos. A obra é um clássico e foi o primeiro livro sobre investimentos a entrar na lista de best-sellers do jornal The New York Times. Além dele, Fischer também publicou o livro “Investidores conservadores dormem tranquilos”, no qual aborda aquelas que considera serem as quatro dimensões de um investimento, e leva ao leitor informações sobre como agir e criar oportunidades para ganhar dinheiro mesmo em tempos de crise.