5 títulos de renda fixa isentos de IR que pagam mais do que o Tesouro IPCA+ 

Papéis de baixo risco e vencimentos curtos são opções de rentabilidade maior para perfil conservador, aponta o Itaú BBA

Monique Lima

Publicidade

É difícil competir com a rentabilidade e baixo risco dos títulos públicos do Tesouro Direto quando os juros estão em dois dígitos, como acontece na atualidade. Porém, não só é possível, como dá para fazer mantendo o perfil conservador.  

O Itaú BBA selecionou cinco ativos de crédito privado high grade, com ratings médios superiores a AA+ e AAA, focando em títulos de vencimentos curto e médio com recomendação de compra para alocação neste momento.  

Os ativos superam o retorno do Tesouro IPCA+, que está na faixa de 6,18% nesta quarta-feira (28), e são isentos de cobrança de Imposto de Renda. São Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Imobiliário (CRI), além de debêntures incentivadas. 

Continua depois da publicidade

As recomendações do BBA são:   

Nome e código Ativo Rentabilidade Vencimento  
Atacadão (CRA022008SZ) CRA  IPCA+6,7% 16/08/2027 
Rota das Bandeiras (CBAN12) Debêntures IPCA+6,6% 15/07/2034 
Rota das Bandeiras (CBAN52) Debêntures  IPCA+6,2% 15/07/2034 
Rota das Bandeiras (CBAN72) Debêntures  IPCA+6,7% 15/07/2034 
Taesa (TAEE17) Debêntures IPCA+6,3% 15/09/2033 
Fonte: Itaú BBA

Atacadão 

Para o BBA, apesar da alavancagem do Atacadão ter aumentado nos últimos anos, principalmente por causa da aquisição do Grupo BIG, a companhia possui uma liquidez adequada e grande capacidade de geração de caixa. “Combinado às iniciativas de eficiência e otimização do portifólio, a desalavancagem deve ser gradual.” 

Continua depois da publicidade

Rota das Bandeiras 

A concessionária é responsável pelo corredor Dom Pedro, em São Paulo, um importante trecho de escoamento de produtos agrícolas e de bens de consumo. Seu contrato prevê reajustes tarifários pela inflação, o que confere uma maior resiliência em relação aos ciclos econômicos.  

Além disso, o banco destaca que a companhia espera concluir a maior parte de seus investimentos em 2024, “o que deve permitir maior desalavancagem no médio prazo”.  

Continua depois da publicidade

Taesa 

Uma das maiores operadoras de linhas de transmissão do país, a empresa tem um nível de endividamento alto decorrente de grandes investimentos em projetos que começaram do zero. Porém, o BBA destaca que a companhia tem “perfil de dívida alongado e, junto às receitas previsíveis das suas transmissoras, tem uma flexibilidade financeira adequada”.  

Bônus 

Continua depois da publicidade

Nome e código Ativo Rentabilidade Vencimento  
Localiza (23C0247702) CRI  CDI+0,9% 11/03/2030 
Fonte: Itaú BBA

Além dos títulos isentos de IR atrelados a inflação, o BBA também selecionou um papel indexado a juros. O CRI da Localiza tem um prazo médio e os analistas argumentam que a empresa tem conseguido expandir sua frota ao mesmo tempo em que mantém uma alavancagem controlada.