Publicidade
(Reuters) – A Volkswagen disse nesta sexta-feira que as vendas do grupo no primeiro semestre aumentaram 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando crescimento em todas as regiões, exceto na China, que teve queda de 1,2%.
O recuo deveu-se, em parte, às vendas particularmente altas no mesmo mês do ano passado, depois que o governo chinês estendeu uma redução de impostos sobre veículos elétricos para impulsionar a demanda, disse um porta-voz. As vendas de veículos elétricos na China aumentaram desde março, e junho foi o mês mais forte do ano até agora, acrescentou.
A montadora está sob forte pressão de investidores para impulsionar as vendas de veículos elétricos na China, uma vez que um número cada vez maior de concorrentes chineses está reduzindo preços e ameaçando seu domínio de mercado.
Continua depois da publicidade
As vendas de veículos elétricos a bateria na América do Norte, até agora um mercado mais fraco para veículos elétricos do que Europa ou China, aumentaram 75,5% no primeiro semestre, com o total de entregas subindo 14,2%.
A montadora continua líder no mercado de veículos elétricos a bateria na Europa, segundo a empresa, com 217.100 carros vendidos até agora este ano — um salto significativo em relação ao ano passado, quando as vendas foram afetadas pelas interrupções na cadeia de suprimentos causadas pela guerra na Ucrânia.