Publicidade
SÃO PAULO – A Vale (VALE3, VALE5) comunicou nesta sexta-feira (29) que o Conselho de Administração aprovou o projeto da quarta planta pelotizadora em Samarco, com investimento total de US$ 3 bilhões, que não fazem parte do programa de investimentos próprios da Vale. A mineradora brasileira possui o controle de 50% da Samarco, e a parcela restante é detida pela australiana BHP Billiton.
Com a entrada prevista de 8,3 milhões de toneladas por ano, a construção da quarta planta pelotizadora aumentará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro da Samarco para 30,5 milhões de toneladas por ano. O projeto ainda prevê a expansão do terminal marítimo de Ponta Ubu, no Espírito Santo, da capacidade de processamento na mina do Germano, em Minas Gerais, e a construção da terceira linha do mineroduto de que liga a mina à planta, com 396 quilômetros de extensão.
“A terceira linha do mineroduto adicionará 20 milhões de toneladas por ano à capacidade atual, o que não apenas irá atender às necessidades de transporte do projeto, mas também permitirá futuras expansões”, declarou a empresa. De acordo com comunicado da Vale, todas as licenças de instalação requeridas já foram concedidas e o start up está programado para o primeiro semestre de 2014.