Publicidade
SÃO PAULO – A Samsung, gigante coreana do setor tecnológico, deve anunciar nos próximos dias sua nova tecnologia de teclado invisível. A novidade foi batizada de SelfieType e desenvolvida pelo C-Lab Samsung, uma espécie de incubadora para projetos experimentais e ideias inovadoras da empresa.
O novo recurso já possui um vídeo promocional oficial da companhia no YouTube e deve ser apresentado oficialmente ao público ainda nesta semana durante a CES 2020, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo.
Segundo a publicação no site do C-Lab, a nova tecnologia dispensa o uso do teclado tradicional e permite que o usuário digite sobre qualquer tipo de superfície. Ainda assim, o SelfieType utiliza a base QWERTY – layout de teclado mais utilizado – como padrão.
Continua depois da publicidade
Leia também: Lançamento do Samsung Galaxy S11 já tem data marcada em fevereiro
O projeto se baseia em um algorítimo alimentado por inteligência artificial que decodifica os caracteres digitadas pelo usuário e escreve a mensagem no dispositivo escolhido. Para que o recurso possa rastrear os movimentos dos dedos, é necessário usar a câmera de um smartphone.
Ainda que haja poucas informações e detalhes sobre a nova tecnologia, a Samsung afirmou que o recurso poderá ser utilizado em diversos aparelhos digitais diferentes. No vídeo promocional, é possível observar a tecnologia sendo usada em um smartphone e em um tablet. Confira o vídeo promocional abaixo:
Continua depois da publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=LRFvUYQ_SZ0&feature=emb_logo
Ideia é antiga, mas a tecnologia usada é novidade
Protótipos de teclados virtuais já existem a algum tempo. Esses modelos funcionam à base de lasers que são projetados em superfícies reais, porém a grande maioria destes produtos necessitam do uso de um acessório externo responsável por realizar a projeção do teclado. E ai que mora o diferencial da tecnologia da Samsung.
A tecnologia que será empregada no SelfieType utiliza a própria câmera frontal do aparelho. Graças a inteligência artificial do produto, a câmera é responsável por capturar os movimentos dos dedos e bater essas informações com o banco de dados do aplicativo, para que a mensagem seja transcrita na tela do aparelho.
Assim como produtos que utilizam a projeção de laser em superfícies, o SelfieType terá que vencer problemas recorrentes nesse segmento. Imprecisão, lentidão e problemas com a parte tátil são algumas das complicações que envolvem projetos de teclados digitais.
Continua depois da publicidade
A Samsung confirmou, porém, que o projeto do SelfieType nada tem a ver com o lançamento do Galaxy S11 e, por ser um projeto experimental do C-Lab, pode ser cancelado antes mesmo de se materializar e entrar no mercado.
Invista seu dinheiro com quem conhece do assunto. Abra sua conta na XP – é grátis