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A marca de vestuário Reserva e a Petlove, varejista de itens para animais de estimação, decidiram criar uma nova categoria de produto no mercado de consumo: moda com grife para pets. Os dois grupos, que faturaram no ano passado mais de R$ 1 bilhão cada um, se uniram para lançar inicialmente 100 itens para cães.
A nova marca “Reserva pra Cachorro” vai batizar roupas e acessórios. Uma capa de chuva, por exemplo, custará R$ 259; gravatas e bandanas não vão sair por menos de R$ 89; brinquedos, acima de R$ 79; coleiras, mais de R$ 99.
São produtos para o público das classes A e B, o mesmo que já compra artigos de vestuário da Reserva. Ainda neste ano, a parceria prevê linhas de itens também para gatos.
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“O mercado de lifestyle para pets está só no começo, vai crescer muito”, prevê a CEO da Petlove, Talita Lacerda. Na sua avaliação, há uma grande carência na oferta de itens de qualidade e com estilo para os pets.
No ano passado, as vendas de produtos e serviços para animais de estimação atingiram R$ 60 bilhões no País, com alta de 16,4%, segundo o Instituto Pet Brasil. Como comparação, o segmento de artigos de moda para pessoas de todas as classes sociais gira anualmente R$ 110 bilhões, observa Rony Meisler, CEO da Reserva.
Na jornada de consumo de itens para pets, a ração ocupa o primeiro lugar, seguida por cuidados médicos e itens discricionários, diz Talita.
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Ela observa que levantamentos mostram que as compras não estão relacionadas com a classe social do tutor, mas com o local onde o pet dorme. Animais que dormem na cama do tutor são alvo de gasto maior do que os que ficam no quintal, explica.
‘Membros da família’
A Reserva já tem itens de moda masculina, feminina e infantil. A decisão de entrar no novo segmento foi tomada pela companhia após conversas com consumidores que deixaram clara a demanda não atendida por produtos de grife para pets, conta Meisler.
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“A família contemporânea é cada vez mais multi espécie: vou comprar uma roupa para o meu filho, para a minha filha e para o meu outro filho, que é um pet”, diz o executivo.
Ambos os executivos não revelam quanto foi investido no projeto nem as metas de venda. Num primeiro momento, os itens serão oferecidos nas lojas físicas e virtuais da Reserva e da Petlove.
No futuro, Meisler não descarta a possibilidade de ter um site e uma loja física específica para a venda desses produtos. “Sonhamos com todas as possibilidades.”.
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O consultor de varejo e sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, diz que o risco de insucesso nessa investida é mínimo.
“Cada vez mais, os pets são considerados membros da família, e boa parte dos tutores são muito generosos quando abrem a carteira com os animais de estimação”, afirma o consultor.
Além disso, a iniciativa, segundo Foganholo, complementa a oferta de produtos para os animais de estimação. Alimentos, produtos de higiene, medicamentos são segmentos muito explorados.
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Já em moda com grife para pets ninguém estava atuando. “Eles serão os pioneiros.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.