Publicidade
O esforço da Apple (AAPL34) para criar um carro trouxe à tona vários parceiros potenciais para fabricação que são capazes de construir um veículo elétrico autônomo para o gigante da tecnologia.
O projeto secreto ganhou força nos últimos meses, adicionando vários ex-executivos da Tesla, ganhando a supervisão do principal executivo de inteligência artificial da Apple e aumentando testes na estrada.
A iniciativa, conhecida como Projeto Titan dentro da Apple, está atraindo intenso interesse por causa de seu potencial de fortalecer a indústria automotiva e as cadeias de suprimentos, assim como o iPhone fez com o mercado de smartphones.
Continua depois da publicidade
Se e quando a Apple se comprometer a construir um carro, é provável que busque vários parceiros — incluindo um maior para montar o veículo e muitos outros para fornecer componentes essenciais. As seguintes empresas — cujos representantes não quiseram tecer comentários — são possíveis candidatas:
Foxconn
A Foxconn Technology já tem um relacionamento próximo com a Apple. Por mais de uma década, tem sido o maior parceiro de produção da empresa, montando a maioria dos iPhones do mundo e uma grande parte de seus Macs e iPads. Em outubro, a Foxconn revelou seu primeiro chassi de veículo elétrico e uma plataforma de software para ajudar as montadoras a lançar modelos no mercado com mais rapidez. Além disso, a empresa planeja lançar uma bateria de estado sólido até 2024.
Magna
Magna, com sede em Ontário, Canadá, é o terceiro maior fornecedor de automóveis no mundo por vendas e tem anos de experiência na fabricação de modelos inteiros de automóveis para uma variedade de marcas. A empresa também tem a vantagem de ter tido um relacionamento anterior com a Apple: os dois estavam em negociações para construir o carro da Apple quando a fabricante de iPhone iniciou este caminho há cerca de cinco anos.
Continua depois da publicidade
Hyundai ou Kia
Hyundai Motor e sua afiliada Kia Motors chamaram mais atenção até agora este ano, em parte graças à Hyundai inicialmente confirmando relatos na Coreia no mês passado de que estava em negociações com a Apple. Mas a montadora rapidamente retrocedeu e recentemente repetiu que não estava em conversas com a empresa.
Nissan
Embora seja visto como improvável, a Nissan Motor traz elementos que podem ser benéficos para a Apple. Por exemplo, a Nissan já tem uma plataforma EV comum desenvolvida com o parceiro francês Renault, que será usado em seu SUV compacto Ariya, o qual será lançado ainda este ano. Quando questionada se a empresa japonesa estaria disposta a construir carros para a Apple, o CEO Makoto Uchida disse durante coletiva de imprensa que a Nissan “tem o DNA para fazer coisas que os outros não farão”.
Stellantis
Um fator para determinar a adequação de um parceiro para a Apple pode ser a disponibilidade de capacidade de produção. Isso pode apontar para fabricantes de automóveis europeus, como a Stellantis, que vem sofrendo com a queda nas vendas na região e tem espaço livre em algumas fábricas. O CEO Carlos Tavares disse durante uma entrevista coletiva em 19 de janeiro que a Stellantis está aberta para trabalhar com a Apple ou qualquer empresa de tecnologia em EVs, “desde que não crie qualquer dependência de tecnologia” que poria em risco o futuro da montadora.
Continua depois da publicidade
Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.