Publicidade
SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3;PETR4) assinou nesta sexta-feira (10) acordo com as empresas Sete Brasil, Odebrecht e Etesco para o afretamento e a operação de nove navios-sonda de perfuração, afirmou a companhia em comunicado ao mercado.
As unidades serão entregues a partir de 2016 e serão destinadas principalmente à perfuração de poços no pré-sal da Bacia de Santos, incluídas as áreas de cessão onerosa. As sondas poderão operar em profundidades de água de até três mil metros, com capacidade de perfurar poços de até dez mil metros de comprimento.
Os navios serão construídos no Brasil, com percentuais de conteúdo local que variam de 55 a 65%, sendo afretadas para a petrolífera por um período de 15 anos. A companhia afirmou que, com essa operação, conclui o processo de contratação de 21 sondas negociadas com a Sete Brasil, cujos contratos foram aprovados pela Diretoria Executiva da Petrobras, na última quinta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Dos seis navios-sonda a serem construídos no Estaleiro Enseada Paraguaçu, em Maragogipe, na Bahia, quatro serão operados pela Odebrecht e dois pela Etesco, cujo estaleiro está em fase inicial de construção. Os outros três navios-sonda de perfuração serão construídos no Estaleiro Rio Grande 2, no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, todos operados pela Etesco.
Programa de estímulos
Em continuidade aos investimentos da companhia, a Petrobras comunicou também que lançará um programa de iniciativas, no escopo do Brasil Maior, para estimular o desenvolvimento da cadeia nacional de fornecedores de petróleo, gás e naval, informou a companhia em comunicado ao mercado enviado nesta sexta-feira (10).
O evento de lançamento será realizado na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (13), às 10h00 (Horário de Brasília), e contará com a presença dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, além da presidente da Petrobras, Graça Foster.