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Embora tenha sido desenvolvida na Idade Média, a prática de trocar mercadorias não só ainda existe como está em expansão. A permuta foi lapidada pela tecnologia e facilitada pela troca de informações ágil da internet. Hoje é uma opção viável para equilibrar o caixa de empresas de todos os tamanhos. Para tornar esse processo ainda mais fácil, justo e inovador, a Permute chegou ao mercado em 2003. Hoje tem 17 franquias distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e mais de 700 afiliados em todo Brasil.
Um deles é o Meio & Mensagem, o maior veículo sobre o mercado de comunicação brasileiro. Em 2012, a empresa se filiou à Permute ofertando espaço para anúncios. “Começamos com as ações do departamento pessoal ao disponibilizar cursos e benefícios para os funcionários”, diz Rosana Rodrigues, gerente do RH e do departamento Jurídico. “Com o tempo, percebemos que ajuda também a equilibrar o nosso fluxo de caixa”.
Assim a prática se expandiu para outros departamentos do Meio & Mensagem, como o comercial, que utiliza trocas especialmente com restaurantes. Para além do dia a dia, o jornal fez uma reforma para mudar o layout dos móveis e buscou também serviços de fabricação e instalação de mobília. “A Permute oferece atendimento personalizado pelos nossos gerentes de contas, focados 100% em gerar negócios apresentando soluções criativas de compras e vendas dentro da nossa rede”, diz Sabrina Bertoluci, Coordenadora de Marketing da Permute.
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Troca justa
A dinâmica do negócio é sem complicação: a empresa se afilia à Permute e disponibiliza seus produtos ou serviços para toda a rede por meio do marketplace e do APP. A cada venda realizada, recebe créditos (que são chamados de UP$ – unidade de permuta) com os quais pode realizar as suas compras.
“A plataforma possibilita que os interesses das partes estejam alinhados e as expectativas contempladas durante a permuta. Esse é um dos principais diferenciais da companhia”, diz Alfredo Soares, sócio da V-TEX — importante plataforma de e-commerce—, embaixador da Permute e autor dos livros Bora Vender e Bora Varejo.
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Especialista em vendas, Soares fala sobre o tema nas redes sociais, como influenciador, em palestras e também nos seus livros. Durante o lançamento da sua última obra “Bora Varejo”, no ano passado, ele buscou o apoio de uma equipe de marketing para formular a estratégia de divulgação na plataforma da Permute. Em troca, ofereceu palestras. “Entendemos que houve sinergia e que a permuta era sim uma ferramenta de venda”, diz. A experiência positiva o incentivou a aceitar o convite para se tornar embaixador da marca.
Segmento em expansão
Enquanto no Brasil a permuta de mercadorias está em plena expansão, na Europa e nos Estados Unidos, trata-se de um modelo de negócio consolidado. O segmento de troca movimenta entre US$ 12 e 15 bilhões no mundo em volume anual, de acordo com a Associação Internacional de Comércio Recíproco (IRTA). “Este momento de pandemia incentiva a prática no Brasil”, diz Soares. “Para além da permuta, trata-se de uma ferramenta para encontrar novos clientes e parceiros, o que faz o negócio girar. Em momentos de crise, esse movimento é essencial”, afirma.
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Fluxo de caixa
Como a rede mais completa de Permutas Multilaterais Corporativas do Brasil, a Permute se coloca ao lado dos clientes, apta para ofertar soluções personalizadas. “A otimização de Fluxo de Caixa é um dos maiores benefícios, pois a compra de produtos, serviços e contratos geram uma economia significativa para empresa”, diz Sabrina. Além de economizar, a prática ainda pode tirar negócios da inadimplência.
O Hotel Trianon, por exemplo, aproveitou a pausa durante a pandemia de 2020 para trocar os colchões dos quartos e, em parceria com a Super Conforto Colchões, efetuou uma compra de 24 colchões, que girou em torno de UP$ 35mil (créditos em permuta). A economia que o Hotel obteve foi de R$ 35 mil, um valor retido que pode ser utilizado em momentos de crise ou para outros investimentos.
Mais um case é do Grupo Bisutti, que desde 2015 firmou um contrato anual com a Osaka Dedetizadora para dedetização de todos os seus espaços, com uma economia de R$ 186 mil por ano.
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Como participar
Para ter acesso a esses benefícios, as empresas podem se cadastrar no site da Permute. Os interessados em investir em um negócio inovador e em expansão também podem acessar o endereço e adquirir informações sobre a abertura de franquias da Permute.